Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

[Cinema] Óscares 2011

A uma semana da cerimónia de entrega dos Óscares, vejo-me deparada com diferentes filmes nomeados e, em particular neste ano, existem muitas obras dignas de ganhar a estatueta dourada, por várias razões. E embora esta cerimónia, para mim, tenha perdido grande parte do seu encanto, devido às suas escolhas por vezes um pouco ambíguas e parciais, é sempre um ponto alto na carreira de um artista/realizador e, por isso, digna de ser referenciada e acompanhada.

Mas passemos primeiro às nomeações deste ano!

Melhor Filme:
127 Horas
Cisne Negro
The Fighter - Último Round
A Origem
Os Miúdos Estão Bem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Toy Story 3
Indomável
Despojos de Inverno

Melhor Actor:

Javier Bardem - Biutiful
Jeff Bridges - Indomável
Jesse Eisenberg - A Rede Social
Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127 Horas

Melhor Actriz:
Annette Bening - Os Miúdos Estão Bem
Nicole Kidman - Rabbit Hole
Jennifer Lawrence - Despojos de Inverno
Natalie Portman - Cisne Negro
Michelle Williams - Blue Valentine - Só Tu e Eu

Melhor Actor Secundário:
Christian Bale - The Fighter - Último Round
John Hawkes - Despojos de Inverno
Jeremy Renner - A Cidade
Mark Ruffalo - Os Miúdos Estão Bem
Geoffrey Rush - O Discurso do Rei

Melhor Actriz Secundária:
Amy Adams - The Fighter - Último Round
Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
Melissa Leo - The Fighter - Último Round
Hailee Steinfeld - Indomável
Jacki Weaver - Animal Kingdom

Melhor Filme de Animação:
Como Treinares o Teu Dragão
O Mágico
Toy Story 3

Melhor Realizador:
Darren Aronofsky - Cisne Negro
Ethan Coen, Joel Coen - Indomável
David Fincher - A Rede Social
Tom Hooper - O Discurso do Rei
David O. Russell - The Fighter - Último Round

Como não vi todos os filmes nomeados, apenas posso dar a minha opinião sobre aquilo que, até agora, vi.

Posso dizer que, se eventualmente a Rede Social (grande vencedor dos Globos de Ouro) ganhar, vou ficar extremamente desiludida com a Academia. Embora compreenda o fenómeno todo em redor do Facebook, como mudou a nossa forma de vermos o mundo e lidarmos com as pessoas, com as relações e mercado de trabalho, não creio que mereça, de todo, a estatueta. É um filme com uma boa dinâmica, e não o achei aborrecido, como muitas pessoas já mo disseram. Simplesmente achei um filme bom, muito aquém da qualidade demonstrada por outros filmes que estão nomeados.

Exemplos são Cisne Negro (Black Swan). Embora seja um filme, a meu ver, algo pesado e, por vezes, demasiado explícito, é uma obra com um poder artístico enorme. O impacto visual é gigante, a prestação da Natalie Portman (a minha favorita à categoria de "Melhor Actriz", e com todo o mérito possível) é soberba, as cenas estão muito bem construídas, o envolvimento do espectador consegue ser muito poderoso, como se o filme nos consumisse durante as horas que passam diante do ecrã. Achei um filme, em muitos aspectos, superior ao Social Network. É arte pura, e quer agrade, quer não, não deixa o espectador indiferente. Tal como uma música, existem partes mais calmas, existe o clímax, existem momentos de cortar a respiração. É um dos meus candidatos favoritos.

O Discurso do Rei é outro filme que, a meu ver, se aproxima bastante, em termos de qualidade, ao anterior. Não é fácil cativar a atenção da plateia quando estamos perante um retrato biográfico dum Rei, e este filme consegue prender. A prestação de todos os actores é digna de recordar. O Colin Firth (este é a minha escolha preferida para o vencedor para Melhor Actor) desempenha o melhor papel da sua vida. O veterano Geoffrey Rush, sempre soberano e enorme, a Helena Bonham Carter que abandona os papéis mais excêntricos para demonstrar que é uma belíssima actriz. A escolha dos actores foi feita a dedo, e o filme consegue juntar História com humor, valores, enfim, com tudo um pouco. Adorei este filme, talvez tanto como o Cisne Negro, embora não tenha causado um impacto de igual dimensão ao que o filme protagonizado pela Portman o tenha feito.

Mas talvez o meu preferido, até agora, continue a ser A Origem. Porque embora tenham já passado vários meses desde que estreou, não me posso esquecer do impacto que a história teve sobre mim, do quanto gostei do enredo, de toda a narrativa, do desfecho. A grande contrapartida deste filme, e que o faz ficar tão atrás dos outros, é o facto de já ter estreado há bastante tempo, e muitas pessoas estarem algo "esquecidas" do filme, que tanto impacto causou na altura. O que é verdadeiramente uma grande pena, porque o filme é bastante bom, com uma história muito bem contada. Tenho imensa pena que o Christopher Nolan não tenha sido nomeado na categoria de "Melhor Realizador". Mas enfim, é apenas um dos vários aspectos que condeno à Academia.

Tirando estes filmes, aguardo, com bastante ansiedade, por ver o "Indomável", principalmente pela prestação do Jeff Bridges, e do "Biutiful". Tenho também curiosidade pelo "The Fighter", mais devido ao facto do Christian Bale participar, uma vez que é dos meus actores preferidos. O resto dos nomes não me chama muito à atenção, mas pode ser que me surpreenda.

E vocês, o que acham? Quais são os vossos "candidatos" preferidos? Smile
Eu não vi o Cisne Negro todo, só vi umas partes que na altura o meu irmão sacou !
Acreditem que só não o vi todo porque no dia seguinte tinha aulas às 8:30, isto na semana passada, e já era 1:30 e eu ainda à meio do filme !
Sou sincera !
O que vi adorei, concordo plenamente com a tua opinião Smile mas por outro lado é muito forte mesmo, e deixa uma pessoa assim meia assustada sei lá...não sei como explicar.

Quanto ao Discurso do rei, nunca vi o filme..nem vi mais nenhum dos que aí estão excepto o ToyStory 3, por isso não posso dar a minha opinião.
Mas pelo que vi no trailer o filme deve ser algo de fantástico Very Happy
Gostei imenso do trailer Smile
Por isso sinto-me cativada para ver o filme Very Happy

A Origem é outro filme em que o trailer me cativou imenso !
Já percebo porquê, o realizador é fabuloso sim Very Happy
Ele pelo que vi no trailer também foi o que fez o Batman - Cavaleiro das Trevas, e esse foi um filme fantástico e que eu adorei ! Soube mesmo como fazer o filme ! É LINDO !
A origem parece outro filme fantástico Very Happy
Existem imensos filmes que eu adorava ver e estes 2 que mensionas-te são 2 filmes que me cativaram imenso Smile

Obrigada Atalantav =)

Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"

Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm
Eu por acaso quero sempre ver os filmes nomeados para 'Melhor Filme' mas depois perco, digamos, a paciência. Eu não sou daquelas pessoas que se lembra e põe-se a ver um filme, ahaha.
Adiante, o único filme que vi que estão nomeados foi 'A Rede Social' e não o vi até ao fim Mad queria ver se o via, mas do que vi gostei muito. Os diálogos está muito bons e tem um passo um pouco rápido que não deixa o filme cair no aborrecimento.
Depois os que eu quero ver mesmo é o 'Cisne Negro', o 'Discurso do Rei' e o 'Os Miúdos Estão Bem'. Este último tenho sacado mas nunca vi. Tenho curiosidade em ver porque é raro um filme de comédia estar nomeado.
E depois todos sabemos que o Toy Story 3 deve ganhar a melhor animação, ahahha Matreiro
Eu fui ver o Cisne Negro ao cinema e devo dizer que adorei! O filme está espectacular! Apesar de no início ser um pouco aborrecido e monótono, as cenas estão mesmo bem feitas e a prestação da Natalie foi brilhante! Também concordo que tenha algumas cenas pesadas... Quando fui ver o filme, nem sequer tinha visto os trailers, por isso não estava nada à espera de que aparecessem tantas cenas pesadas.

Espero que a Natalie ganhe o Óscar de Melhor Actriz! O trabalho dela neste filme merece mesmo ser recompensado!

If we should get separated, just whistle
. I'll come running. I promise.

Há 1 ano nesta magnífica comunidade!
Sim, a Natalie Portman merece totalmente o Óscar, embora não tenha visto o trabalho das outras actrizes nomeadas. Mas lá trabalho ela teve, e muita dedicação. Sabiam que todas as danças de ballet foram feitas por ela, que treinou durante um ano inteiro para interpretar o papel? E ainda perdeu 9kg para tal.
*Kaoru escreveu:Sim, a Natalie Portman merece totalmente o Óscar, embora não tenha visto o trabalho das outras actrizes nomeadas. Mas lá trabalho ela teve, e muita dedicação. Sabiam que todas as danças de ballet foram feitas por ela, que treinou durante um ano inteiro para interpretar o papel? E ainda perdeu 9kg para tal.

Isso é que foi trabalho :X
Pusha..
Ao ponto de emagracer tanto :X
O trabalho dos actores é mesmo muito duro, mas fogo ! :X

Obrigada Atalantav =)

Inscrevam-se: http://sakuraportugal.forumeiros.com/forum.htm"

Eis aqui um forum para aprender e ensinar: http://regressoaulas.forumeiros.com/portal.htm

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco