Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

Cigarro Electrónico

Não sou fumadora, mas a minha melhor amiga é, a minha irmã é e acabo por o ser... passivamente. Tenho problemas de respiração, bronquite e outra que ainda estou em análises, e, quando estou com elas e elas fumam, pouco depois, fico extremamente aflita com falta de respiração. Mas não lhes posso pedir que parem, quando não sou ninguém para privar as pessoas de tal prazer...

Entretanto a minha irmã surge com um cigarro electrónico oferecido pelo namorado. E a minha amiga está a pensar nisso, caso os pulmões dela venham munta bonitos no rx ao tórax que fez. Eu já lhe disse que há-de-lhe aparecer muita parte em branco, para que ela deixe de vez.

Anyway, decidi vir aqui pedir a opinião de fumadores ou não fumadores sobre o assunto.

Aos fumadores, utilizariam? Ou não acham uma boa oportunidade para deixar um terrível vício?

Não é o mesmo que um cigarro convencional, certo e claro, mas custa aproximadamente 16€ e cada caixa de 20 filtros 5€... então... se se virem com uma oportunidade de deixar de fumar, imaginem o dinheiro que não poupam, eu não fiz as contas, porque há quem fume 1 maço por dia ou quem consiga 1 maço para uma semana (raro), mas para o caso da minha irmã ela falou-me em mais de 200€ que pode poupar.

Para completar, posto informação de um local fidelíssimo *cof*wikipedia*cof*

Cigarro electrónico ou ecigarro é uma alternativa ao tabagismo constituída por uma boquilha (inalador), um cartucho, um atomizador, ou chip e uma bateria recarregável . Baseia-se principalmente no propilenoglicol que é um composto orgânico.

De aparência similar aos cigarros convencionais, os cigarros electrónicos liberam um vapor alegadamente não prejudicial para a saúde. Entretanto, após a análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu-se diversas substâncias tóxicas envolvidas em sua fabricação o que levou a organização a aconselhar sua proibição dentre os países signatários da OMS .

Este produto teria sido desenvolvido não com o objectivo de ser uma alternativa ao cigarro comum, mas sim, um acessório criativo para reposição de nicotina para ambientes fechados ou para locais onde fumar é proibido, e para os que estão a deixar de fumar, oferece diversos níveis de nicotina (e também sem nicotina), para que o fumador possa diminuir os níveis até parar, e passar a fumar apenas "vapor" (sem nicotina), sendo assim, mais uma opção alem dos famosos adesivos e à goma de mascar .

Em Portugal foi aprovada a lei n.º 37/2007 de 14 de Agosto que veio estabelecer limitações ao consumo de tabaco em recintos fechados destinados a utilização colectiva, de forma a garantir a protecção da exposição involuntária ao fumo do tabaco. O utilizador do cigarro electrónico está excluído desta Lei uma vez que este produto não contém tabaco, não necessita de ignição para funcionar, nem produz qualquer fumo resultante da combustão de substâncias. O Cigarro Electrónico pode ser usado em todos os locais em Portugal, já que a Lei n.º 37/2007 de 14 de Agosto limitou apenas o uso de tabaco. De referir também que o vapor produzido não tem cheiro e dissolve-se instantaneamente no ar, sendo totalmente inofensivo para os que o rodeiam.

Embora a OMS não aprove o uso do cigarro electrónico, alegando não possuir pleno conhecimento das substâncias envolvidas no seu funcionamento além da nicotina, a novidade tem vindo a conquistar inúmeros adeptos, e em última instância, mesmo que ocorra a transferência do tabaco para o cigarro electrónico, essa última alternativa seria menos prejudicial ao fumador, uma vez que não possuiria as mais de 4.000 substâncias tóxicas já identificadas no cigarro comum .

gomawo Tinoco-chan ♡  a dor passa, mas a beleza permanece
Já ouvi falar nisso, mas também deve fazer mal, o melhor é mesmo deixar de fumar, e além disso o mundo agradecia.

Dumpling* escreveu:Não sou fumadora, mas a minha melhor amiga é, a minha irmã é e acabo por
o ser... passivamente. Tenho problemas de respiração, bronquite e outra
que ainda estou em análises, e, quando estou com elas e elas fumam,
pouco depois, fico extremamente aflita com falta de respiração. Mas não
lhes posso pedir que parem, quando não sou ninguém para privar as
pessoas de tal prazer...
Como é que podes dizer que não és ninguém para privar as pessoas de tal prazer?
Se tens problemas de saúde e se o tabaco te afecta, tens é de lhes mandar parar quando estiverem à tua beira, as pessoas precisam de ter respeito pelos outros.
http://ocantinhuo-da-dianuxka.blogspot.com/ ««««« Dianuxka blogspot.

Dumpling* escreveu:[...]Mas não lhes posso pedir que parem, quando não sou ninguém para privar as pessoas de tal prazer...

[...]Eu já lhe disse que há-de-lhe aparecer muita parte em branco, para que ela deixe de vez.

Anyway, decidi vir aqui pedir a opinião de fumadores ou não fumadores sobre o assunto.

Aos fumadores, utilizariam? Ou não acham uma boa oportunidade para deixar um terrível vício?
[...]
Antes de mais, acho que estás no teu direito de pedir para não fumarem ao pé de ti. É uma falta de respeito. Eu sou fumador e, se estiver a incomodar quem está ao pé de mim, desde que pedido com educação, apago o cigarro ou mudo de lugar.

Quanto à radiografia ao torax... Pode até nem aparecer vestígio algum de fumo... Eu sou fumador há uns anos. Comecei a fumar regularmente aos 14/15 anos. Há poucos meses fui fazer uma radiografia apenas por curiosidade. Queria saber o estrago que tinha feito aos pulmões. E estão impecáveis! Olhar para um raio-x dos meus pulmões e compará-lo ao de um não fumador é a mesma coisa. E olha que fumo bastante (e já fumei bem mais).

Eu não utilizaria esse tal de cigarro electrónico. Já li muitos artigos a favor dele, mas também já li contra. Acho que se começasse a "fumar" disso, era outra forma de gastar dinheiro. Ou deixo de fumar, ou continuo a fumar tabaco.

Nesta altura ando a fumar tabaco de enrolar. Tenho um aparelhómetro que faz os cigarros e ficam iguaizinhos aos de compra. Não há mesmo diferença nenhuma. Sai-me muito mais barato mas, ainda assim gasto dinheiro e dou cabo da saúde.

Tenho que deixar de fumar por vários motivos, entre os quais por ser hipertenso. Mas ainda não consegui...
Deixar de fumar requer mesmo muita força de vontade e, se calhar, não tenho que chegue. Mas só quem fuma sabe o que custa.

Maston escreveu:Como é que podes dizer que não és ninguém para privar as pessoas de tal prazer?
Se tens problemas de saúde e se o tabaco te afecta, tens é de lhes mandar parar quando estiverem à tua beira, as pessoas precisam de ter respeito pelos outros.
Star Uranus escreveu:Antes de mais, acho que estás no teu direito de pedir para não fumarem ao pé de ti. É uma falta de respeito. Eu sou fumador e, se estiver a incomodar quem está ao pé de mim, desde que pedido com educação, apago o cigarro ou mudo de lugar.

Claro que sim, tenho direito a pedir, já o fiz, mas ambas são por motivos muito diferentes. Quando estou com a minha irmã, e ela fuma é mesmo quando ela está há muito tempo sem fumar e não quer fazê-lo na frente da minha mãe, também ela tem problemas de respiração.
A minha amiga, é mesmo porque sempre que estou com ela, é muito tempo e ela é uma stressada que não consegue estar meia hora sem pegar num cigarro.
E a tendência, quando vamos beber café, é mesmo quererem sentar-se do lado dos fumadores, mas já passei a pedir-lhes para ir a outro, até porque no que podem fumar, o café não presta.
Uma das vezes que estava mais aflita, pedi à minha irmã que parasse e ela tudo bem, já a minha amiga o mesmo, mas acho que se o fiz uma vez... sou estúpida ou acanhada, i know x) mas sou uma pessoa que me custa estar a pedir as coisas mais que uma vez, se sabem da minha condição, e o fazem de qualquer forma, é mesmo porque têm aquela necessidade.
Mesmo recentemente estava a falar com a minha amiga e disse-lhe que ainda não fiz um dos exames, e aí ela não fumou mais no caminho... é como se tivesse que andar a lembrá-las sem grande necessidade T.T

Dumpling* escreveu:mas custa aproximadamente 16€ e cada caixa de 20 filtros 5€... então... se se virem com uma oportunidade de deixar de fumar, imaginem o dinheiro que não poupam, eu não fiz as contas, porque há quem fume 1 maço por dia ou quem consiga 1 maço para uma semana (raro), mas para o caso da minha irmã ela falou-me em mais de 200€ que pode poupar.
Star Uranus escreveu:Acho que se começasse a "fumar" disso, era outra forma de gastar dinheiro. Ou deixo de fumar, ou continuo a fumar tabaco.
É outra forma de gastar $, sim, mas não duvides que gastas muito (mesmo muito) menos e não fazem tanto mal à saúde, quer sejam dos temporários ou dos permanentes. (Ficas com mais $ para gastar em coisinhas de SM... Matreiro)

O meu namorado costumava fumar imenso e de um dia para o outro substituiu o tabaco normal por um cigarro electrónico e não sente qualquer necessidade de voltar a fumar tabaco.
Isto já lá vai há mais de um mês. Podem não achar muito, mas para uma pessoa que tentou deixar de fumar inúmeras vezes sem sucesso (o máximo que aguentou sem fumar foram 2 dias), é mesmo muito bom. Ainda não perdeu a parte do "vício" da nicotina, mas acho que é um excelente começo e creio que até isso acaba por perder com o tempo.
De todas as vezes em que ele tentou deixar de fumar, eu nunca acreditei que ele fosse aguentar muito tempo e passados 2 dias acontecia o que já esperava. Desta vez, eu acredito que ele tenha deixado mesmo de vez o tabaco.

(E olhem que os beijinhos sabem bem melhor agora...!) Apaixonada

Dumpling* escreveu:De referir também que o vapor produzido não tem cheiro e dissolve-se instantaneamente no ar, sendo totalmente inofensivo para os que o rodeiam.
Isso não é verdade. O vapor tem cheiro, mas não é aquele cheiro insuportável que se entranha na roupa, é um cheiro que desaparece ao mesmo tempo que desaparece o vapor (ou seja, dura uns 3 segundos no ar). Mas, sim, é inofensivo.
Star Uranus escreveu:Tenho que deixar de fumar por vários motivos, entre os quais por ser hipertenso. Mas ainda não consegui...
Deixar de fumar requer mesmo muita força de vontade e, se calhar, não tenho que chegue. Mas só quem fuma sabe o que custa.

Concordo plenamente que é necessário ter força de vontade. Não fumo, mas compreendo que seja, até porque o acto de deixar de fumar interfere com vários fenómenos biológicos, já que é uma dependência. Mas não é somente uma questão de achares que não tens força de vontade suficiente, porque não é justificável a afirmação "quem quer parar de fumar, pára". Se quiseres mesmo parar, creio que seja sempre necessário consultar um médico. Porque, precisamente pelo facto da dependência ser um processo biológico, são necessárias medidas terapêuticas. É preciso arranjar uma terapêutica de substituição, e assim será "mais fácil" (porque acredito que nunca o seja) largar o vício. É por isso que o meu conselho passa muito por aí Smile

Em relação ao cigarro electrónico, tenho de confessar a minha ignorância quanto ao assunto. Só soube, há bem pouco tempo, da existência do mesmo, e foi através do filme "O Turista". Por isso, não posso afirmar que concordo ou não. Parece-me, à primeira vista, benéfico pelo facto de funcionar praticamente como uma terapêutica de substituição, mas são sempre precisos estudos, e, pelo que li, assim por alto, pela internet, já se fala em efeitos adversos na utilização do mesmo. Por isso, sou sempre um pouco céptica no que diz respeito a este tipo de coisas, até que estudos possam determinar melhor o efeito das medidas.

E acredito que a novidade mais promissora quanto às opções anti-tabaco seja a vacina anti-tabaco. Não sei se conhecem, mas é das inovações aparentemente mais promissoras que se está a realizar.
Starlight escreveu:(E olhem que os beijinhos sabem bem melhor agora...!) Apaixonada

Dumpling* escreveu:De referir também que o vapor produzido não tem cheiro e dissolve-se instantaneamente no ar, sendo totalmente inofensivo para os que o rodeiam.
Isso não é verdade. O vapor tem cheiro, mas não é aquele cheiro insuportável que se entranha na roupa, é um cheiro que desaparece ao mesmo tempo que desaparece o vapor (ou seja, dura uns 3 segundos no ar). Mas, sim, é inofensivo.

Acredito, o meu ex fumava e não era lá muito agradável saber a tabaco.

Ih nem corrigi isso, é do site que tirei ser muito credível... Até porque, mesmo não percebendo muito do assunto, a minha irmã diz que aquilo tem filtros de vários sabores, e o que ela tem fumado, é sabor mesmo a marlboro ou o que seja, e cheirava, pouco, mas cheirava. Agora mesmo os outros que ela diz com sabor a morango e não sei quê, esses não sei ao que fica a cheirar.
*Kaoru escreveu:Concordo plenamente que é necessário ter força de vontade. Não fumo, mas compreendo que seja, até porque o acto de deixar de fumar interfere com vários fenómenos biológicos, já que é uma dependência.
(...)
Em relação ao cigarro electrónico, tenho de confessar a minha ignorância quanto ao assunto. Só soube, há bem pouco tempo, da existência do mesmo, e foi através do filme "O Turista".
(...)
E acredito que a novidade mais promissora quanto às opções anti-tabaco seja a vacina anti-tabaco. Não sei se conhecem, mas é das inovações aparentemente mais promissoras que se está a realizar.
É verdade, acho que uma pessoa que fume seja há 2 anos ou 10 , deve ser complicado, há-de sentir falta, o nosso corpo também se habitua. Já eu com o café é o mesmo, se não bebo café fico mole o dia todo, mesmo que já me tenham dito que há estudos que afirmem que não interfere, mas noto mesmo que seja a nível psicológico, sinta a falta de cafeína, não é o mesmo que tabaco mas é um exemplo daquilo que posso falar e conhecer. E acredito que toda a gente que fume e sabe que lhe está a fazer mal, como o Uranus disse da própria saúde, tem consciência disso. Já a minha irmã tentou várias vezes, ou mesmo reduziu, e depois sentia tanta falta e ficava tão nervosa, que logo em época de exames, acabou por resultar numa fase que fumava um maço por dia.
Eu também vi o filme "O Turista" (grande filme, nem lembrei de referir) mas também só o vi depois da minha irmã já me ter mostrado o dela.
Desconhecia essa da vacina anti-tabaco, e a minha mãe é enfermeira ainda não lhe chegou aos ouvidos certamente, o que conheço são técnicas de acupunctura, por um médico japonês em Lisboa, o Dr. Suzuki, que chegou a falar nisso à minha irmã, mas cada consulta e viagem não são muito baratuxos, há outros locais, claro, mas quando o refiro é porque quando a minha mãe lá ia, notava, enquanto cá num médico que fazia, eu não notava tanto... até posso ser eu a ser preconceituosa e pode ser o mesmo, mas pronto x)

Hoje até me levantei mais cedo porque tenho de ir à médica, e vou-lhe perguntar o que acha do assunto.

(eu queria citar umas quantas passagens vossas, mas agora aborrece-me Matreiro)

Epah, eu já tentei deixar de fumar. Quer dizer, na prática, reduzi a quantidade de cigarros que fumava. Nessa altura eu fumava 1 maço ou pouco mais, por dia. E consegui fazer com que 1 maço me chegasse para 3/4 dias. Foi o melhor que consegui. Mas isto também foi na altura em que a Lei Anti-Tabaco entrou em vigor e eu não podia fumar enquanto trabalhava.

Actualmente, como disse ali mais pra trás, fumo tabaco de enrolar. Por dia, devem de ser aí entre os 10 e os 15 cigarros. Fumo menos, não só pela quantidade de cigarros, mas porque meto a "palha" que quero dentro dos tubos. Posso fazer cigarros mais vazios ou mais pequenos e é o que, de facto, faço. Não fumadores com quem estou dizem que este tem um cheiro menos intenso que o tabaco normal, mas eu nisso não noto nada. Noto é que me marcam muito mais os dedos, coisa que com cigarros normais só acontecia quando eu fumava 3/4 maços por dia (sim, tive alturas em que era rico pra gastar fortunas em cigarros Matreiro).

Quanto às terapeuticas para ajudar a deixar de fumar. São caríssimas. Eu sei que gasto mais em tabaco, mas não quero saber. Fui uma vez ao médico e receitaram-me uns comprimidos que dizem ser realmente bons, mas que custavam uns 100 e tal euros só uma caixa que dava pra 15 dias ou coisa assim. Está fora de questão.

Vou ver se leio um pouco mais sobre o cigarro electrónico.

Star Uranus escreveu:
Quanto às terapeuticas para ajudar a deixar de fumar. São caríssimas. Eu sei que gasto mais em tabaco, mas não quero saber. Fui uma vez ao médico e receitaram-me uns comprimidos que dizem ser realmente bons, mas que custavam uns 100 e tal euros só uma caixa que dava pra 15 dias ou coisa assim. Está fora de questão.

Vou ver se leio um pouco mais sobre o cigarro electrónico.

Mas mesmo as pastilhas de nicotina e essas coisas? Não tinha ideia que era tão caro... É estranho, já que tanta gente tenta deixar de fumar... Mas confesso a minha ignorância, realmente não faço ideia.
Star Uranus escreveu:Quanto às terapeuticas para ajudar a deixar de fumar. São caríssimas. Eu sei que gasto mais em tabaco, mas não quero saber. Fui uma vez ao médico e receitaram-me uns comprimidos que dizem ser realmente bons, mas que custavam uns 100 e tal euros só uma caixa que dava pra 15 dias ou coisa assim. Está fora de questão.
Se for o que eu estou a pensar, chama-se Zyban e realmente funciona.

Parei de fumar em 3 dias e nem sentia falta. Até me deixava enjoada.

Só que a pressão de um trabalho novo, responsabilidades novas, aprender algo novo com tudo o que acarreta, levou a melhor e voltei a fumar.

Hoje fumo tabaco de enrolar, da mesma maneira com maquineta e o catano (realmente marca mais os dedos) apenas porque não tenho 74 euros para dar de rajada para os tais comprimidos.

Uranito, não é 15 dias. Estes que me refiro são para 35 dias.
Onde estou? Quem sou eu? Onde estão os meus medicamentos?

The Cat's Eyes - é o meu blog, sim. E depois?
B&M; Photo - o meu portfolio fotográfico
Nephyla, quanto tempo aguentaste sem fumar?

Voltando ao assunto do tópico, eu já me estive a informar um pouco mais sobre os preços/funcionamento dos vários tipos de cigarros electrónicos. O meu namorado (que depois de comprar também passou a vender) tá mais dentro do assunto do que eu, mas segundo o que ele me explicou, há os cigarros descartáveis e os permanentes.

Os descartáveis são apenas 1 cigarro que dá para cerca de 500 passas. Custam cerca de 12€ pela internet, mais os portes de envio, ou seja, acabam por ficar mais caros que o tabaco normal, mas também só são utilizados uma única vez, porque são apenas para os fumadores experimentarem e verem se gostam ou não dos cigarros electrónicos.

Se gostarem, depois devem comprar dos permanentes e aí já existem mais tipos e mais preços diferentes. Variam entre 40€ e 90€, dependendo do kit e marca que escolhem.
Há uns que têm a forma e cores do cigarro normal e tem que se ir carregando a bateria à luz e ir mudando as recargas. As recargas são a parte amarela/acastanhada que contém o líquido com a nicotina, o sabor e o vapor, existem à venda em pacotes de 20 ou 30, o preço varia entre 5€ e 8€ e o número de passas que cada uma dá depende do tipo de cigarro que é.
Há outros, cuja única coisa que se tem que comprar regularmente é o líquido, o que a meu ver são os que acabam por ficar mais baratos. Não têm é a aparência do cigarro normal, são maiores. O do meu namorado custou cerca de 60€. Não sei quanto custa o líquido, mas o meu namorado fumava cerca de 17 cigarros por dia e agora fuma o equivalente a isso e o líquido dura-lhe para cerca de 1 mês. (Façam as contas... Que a mim não me apetece fazer... Lol.)
E depois há outros do género deste último, que dão para regular a quantidade de nicotina. Não faço ideia dos preços destes cigarros.

Sei que há cigarros permanentes à venda nos chineses (daqueles com as recargas amarelas), a cerca de 13€ (o que é um grande achado), só que têm um problema: é que os cabos para se carregarem as baterias não são cabos normais que se usam aqui em Portugal, tem que se comprar um adaptador para eles e não faço ideia do preço disso nem onde se compram.

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.604 tópicos
  • 188.725 mensagens
  • 1.338 membros
  • último membro: Tinoco