acreditas que a água é um bem inesgotavel??
Pois é meus amigos, eu estou a estudar agora a agua e descobri que 97% dessa agua é agua salgada e os outros 3% sao agua doce...
ora bem..ja visto aqui ficamos :O tao pouca agua para consumirmos??? pois bem, nao é bem assim. Desses 3% de agua só 1% é que serve para consumo. Os outros 2% sao agua no estado solido, agua subterranea, vapor da atmosfera,...enfim...
isto nao fica por aqui meus amigs...
no meu livro esta um grafico com uma extimativa da em cada pais e continente..
verde é mt elevada (>20)
azul é elevada (10.1 - 20)
azul escuro é media (5.1 - 10)
amarelo é reduzida (2.1 - 5)
amarelo torrado é muito reduzida (1.1 - 2)
vermelho é catastroficamente reduzida (1.0)
em verde apenas está a antartida...logo vêm a agua doce desperdiçada numa extensao de gelo...
em azul claro está a asia e metade da america...
em azul escuro está a Australia e um bocadinho da america do sul
em amarelo está a Peninsula Ibérica, grande parte da europa, um bocadito da america, e algumas partes da africa...
em amarelo torrado está algumas partes da europa e um bocadito da africa
em vermelho está grande parte parte da africa e alguns grandes paises na europa...
no meu livro tambem diz que a previsao da disponibilidade da água no planeta, por pessoa, em 2025...
muita gente que aqui esta ja deve saber disto mas acho que é sempre bom alertar porque muitas pessoas esquecem-se que a agua esgota-se e que nao podemos desperdiça-la assim pois sem agua nao há vida e todos nos nao queremos que os nosso filhos e netos quando estiverem neste mundo morram por falta de agua e cabe-nos a nós impedir que isso aconteça... quando vamos tomar banho e tomamos banho de imersao gastamos 200L de agua... se tomar-mos um duche em vez do banho de imersao poupamos cerca de 180L... Quando vamos a casa de banho em cada descarga gastamos 10 a 15L... se pusermos uma garrafa cheia de agua ou areia no deposito do autoclismo poupamos cerca de 1,5L... dando outro exemplo...quando vamos lavar os dentes e deixamos a torneira aberta gastamos mais ou menos 80L...se fecharmos a torneira poupamos entre 10 a 20L de água...e sao estes pequenos gestos que podem mudar as proximas geraçoes =) nao nos custa nada se tivermos o cuidado de tomar um duchesinho ou msm fechar a torneira quando estivrmos a lavar os dentes...e o resto das pessoas ca em casa nao nos vao matar se pusermos uma garrafa cheia de agua ou areia dentro do deposito do autoclismo
podemos salvar vidas fazendo apenas estas pequeninas coisas...agora, para nós, podem nao ter significado algum... mas daqui a uns anos vao fazer muita diferença =)
ora bem..ja visto aqui ficamos :O tao pouca agua para consumirmos??? pois bem, nao é bem assim. Desses 3% de agua só 1% é que serve para consumo. Os outros 2% sao agua no estado solido, agua subterranea, vapor da atmosfera,...enfim...
isto nao fica por aqui meus amigs...
no meu livro esta um grafico com uma extimativa da em cada pais e continente..
verde é mt elevada (>20)
azul é elevada (10.1 - 20)
azul escuro é media (5.1 - 10)
amarelo é reduzida (2.1 - 5)
amarelo torrado é muito reduzida (1.1 - 2)
vermelho é catastroficamente reduzida (1.0)
em verde apenas está a antartida...logo vêm a agua doce desperdiçada numa extensao de gelo...
em azul claro está a asia e metade da america...
em azul escuro está a Australia e um bocadinho da america do sul
em amarelo está a Peninsula Ibérica, grande parte da europa, um bocadito da america, e algumas partes da africa...
em amarelo torrado está algumas partes da europa e um bocadito da africa
em vermelho está grande parte parte da africa e alguns grandes paises na europa...
no meu livro tambem diz que a previsao da disponibilidade da água no planeta, por pessoa, em 2025...
muita gente que aqui esta ja deve saber disto mas acho que é sempre bom alertar porque muitas pessoas esquecem-se que a agua esgota-se e que nao podemos desperdiça-la assim pois sem agua nao há vida e todos nos nao queremos que os nosso filhos e netos quando estiverem neste mundo morram por falta de agua e cabe-nos a nós impedir que isso aconteça... quando vamos tomar banho e tomamos banho de imersao gastamos 200L de agua... se tomar-mos um duche em vez do banho de imersao poupamos cerca de 180L... Quando vamos a casa de banho em cada descarga gastamos 10 a 15L... se pusermos uma garrafa cheia de agua ou areia no deposito do autoclismo poupamos cerca de 1,5L... dando outro exemplo...quando vamos lavar os dentes e deixamos a torneira aberta gastamos mais ou menos 80L...se fecharmos a torneira poupamos entre 10 a 20L de água...e sao estes pequenos gestos que podem mudar as proximas geraçoes =) nao nos custa nada se tivermos o cuidado de tomar um duchesinho ou msm fechar a torneira quando estivrmos a lavar os dentes...e o resto das pessoas ca em casa nao nos vao matar se pusermos uma garrafa cheia de agua ou areia dentro do deposito do autoclismo
podemos salvar vidas fazendo apenas estas pequeninas coisas...agora, para nós, podem nao ter significado algum... mas daqui a uns anos vao fazer muita diferença =)Claro que a água não é um bem inesgotável, apesar de muitas pessoas pensarem isso.
Por isso é que devemos poupar na água ao máximo e dar-nos por muito contentes de poder-mos abrir a torneira todos os dias e sair água potável, pois muitas pessoas não têm essa sorte...
E como alguns professores dizem daqui a uns anos (e não muitos) em vez de "estar-mos" a lutar pelo petróleo estão é a lutar pela água.
E como disses-te esses pequenos gestos muito facéis, podem salvar muitas pessoas.
Por favor não sejam igoístas!
Por isso é que devemos poupar na água ao máximo e dar-nos por muito contentes de poder-mos abrir a torneira todos os dias e sair água potável, pois muitas pessoas não têm essa sorte...
E como alguns professores dizem daqui a uns anos (e não muitos) em vez de "estar-mos" a lutar pelo petróleo estão é a lutar pela água.
E como disses-te esses pequenos gestos muito facéis, podem salvar muitas pessoas.
Por favor não sejam igoístas!

Eu lembro-me de ter visto gráficos desses durante o secundário! Na latura também fiquei alarmada!
Realmente, é um aso para pensar. Estamos sempre a gastar água sem mais nem menos, sem pensarmos que podemos estar a prejudicar os nossos filhos!
Eu cá tento poupar o que posso. Já não tomo banho de imersão há tanto tempo que nem me lembro da última vez que o fiz, e a torneira é sempre fechada enquanto estou a lavar os dentes! Só a parte do autoclismo é que ainda não pús em acção...
Acho que se deviam fazer mais campanhas para alertar para este problema! As pessoas habituaram-se a ter tudo sem esforço, é só abrir a torneira que a água sai, mas esquecem-se que esta não é eterna...
Realmente, é um aso para pensar. Estamos sempre a gastar água sem mais nem menos, sem pensarmos que podemos estar a prejudicar os nossos filhos!
Eu cá tento poupar o que posso. Já não tomo banho de imersão há tanto tempo que nem me lembro da última vez que o fiz, e a torneira é sempre fechada enquanto estou a lavar os dentes! Só a parte do autoclismo é que ainda não pús em acção...
Acho que se deviam fazer mais campanhas para alertar para este problema! As pessoas habituaram-se a ter tudo sem esforço, é só abrir a torneira que a água sai, mas esquecem-se que esta não é eterna...
Eu não sabia que isto já estava assim tão mau!Eu sempre fechei a torneira enqanto lavava os dentes... aliás faz-me confusão como eqe as pessoas deixam a torneira aberta...
Há anos que faço esse truque da garrafa de água no autocolismo... E eu tal como a Brimsty, não me lembro de qual foi a última vez que tomei um banho de imersão...
Perdi esse hábito aí a apartir dos meus 6/7 anos e dpois disso só de muito em muito é que tomava...
Acho que todos deveriam colaborar, não custa nada...
E ainda salvamos imensas vidas...

E disseram-me que um pouco de óleo, mesmo em pouca quantidade, SERVE PARA POLUIR MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA!! Se não tomarmos as devidas precauções, daqui a nada nem a água da chuva nos serve...
| Spoiler: | |
![]() |
http://sm-portugal.coolbb.net/fanfics-gerais-f23/fairy-tales-o-incio-t4901.htm
[email protected] -->Meu MSN, adicionem à vontade!
Karen_95 escreveu:E disseram-me que um pouco de óleo, mesmo em pouca quantidade, SERVE PARA POLUIR MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA!! Se não tomarmos as devidas precauções, daqui a nada nem a água da chuva nos serve...Um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Não é bom, pois não?
Para combater isto, já algumas Autarquias colocaram Oleões (para quem não sabe, é mais ou menos a mesma coisa que o ecoponto azul, verde ou amarelo... Só que em vez de lá se colocar papel ou viro, coloca-se garrafas com óleo ou azeite usado, que depois é transformado em biodiesel). No entanto e, falando pela minha terra (e região). Há tão poucos Oleões que as pessoas tinham que andar não sei quanto tempo à procura de um. E sabem o que isso significa, né? São pouco ou nada utilizados...
Para quem não tem um Oleão perto de casa, podem remediar (não é o ideal, mas à falta de melhor...) colocando o óleo ou azeite usados dentro de garrafas, bem fechadas e colocá-las no lixo doméstico... Sempre se poupam os canos que, apesar de muita gente não saber, são os primeiros a "sofrer" com os óleos... Ficam corruídos e, tempos depois, os vizinhos começam a queixar-se de infiltrações...
Tenho alguns cuidados com a poupança de água, mas não tantos quanto deveria... Mas, sinceramente, penso primeiro em poupar a carteira que o ambiente...
Tomo sempre duche e lavo os dentes com a torneira fechada. Até há uns tempos desperdiçava muita água enquanfo fazia a barba, mas lá aprendia a encher o lavatório...

Ainda não uso o truque do autoclismo, porque o meu tem dois botõezinhos e dá para o parar... Mas estou a pensar em pôr a tal garrafa lá dentro...
Só há uma coisa que muita genta não se lembra... É da lavagem dos carros...
Em frente ao meu trabalho há um posto de abastecimento de combustíveis onde tem daquelas lavagens que são os condutores que usam...
E as pessoas gastam tanta, mas tanta água que é uma coisa impressionante...

Star Uranus escreveu:
Só há uma coisa que muita genta não se lembra... É da lavagem dos carros...
Em frente ao meu trabalho há um posto de abastecimento de combustíveis onde tem daquelas lavagens que são os condutores que usam...
E as pessoas gastam tanta, mas tanta água que é uma coisa impressionante...
estás a falar daquelas 'mangueiras' com ar e agua q a nas bombas de gasolina que nao se paga para utilizar?
Quanto aos oleões, foi um dos projectos da minha turma em área de projecto este ano. Construíram um oleão que servirá para o óleo da cantina... eu achei estupendo 
Quanto à água, nem sei porque é que o nome do tópico é essa pergunta, é claro que a água é indispensável, mas o ser humano continua a agir como se a água durasse para sempre... e isso irrita-me imenso, pois só demonstra o quanto egoístas somos por não pensarmos nas gerações futuras (ai, sim, é que vão ver os disparates).
Estava a pensar escrever uma coisa maior, mas acho que me perdi :
:

Quanto à água, nem sei porque é que o nome do tópico é essa pergunta, é claro que a água é indispensável, mas o ser humano continua a agir como se a água durasse para sempre... e isso irrita-me imenso, pois só demonstra o quanto egoístas somos por não pensarmos nas gerações futuras (ai, sim, é que vão ver os disparates).
Estava a pensar escrever uma coisa maior, mas acho que me perdi :
:
thankes, *Kaoru : D

verde é verdocas , by lili 8D
Não, não é inesgotável.
Com os humanos a poluirem como estão a poluir e com o aquecimento global e tudo mais vai haver uma grandeeeee falta de água.
Estão a aprender a tornar aágua salgada em água doce, já para prevenir, mas não sei se estas experiencias têm tido resultados.
Estes 3% de água têm ainda tendencia para diminuirem, pois quanto mais degelo dos glaciares, mais agua doce se torna salgada.
Este assunto preocupa-me bastante mesmo :/
Se tiver dito alguma coisa errada corrijam-me X)
Com os humanos a poluirem como estão a poluir e com o aquecimento global e tudo mais vai haver uma grandeeeee falta de água.
Estão a aprender a tornar aágua salgada em água doce, já para prevenir, mas não sei se estas experiencias têm tido resultados.
Estes 3% de água têm ainda tendencia para diminuirem, pois quanto mais degelo dos glaciares, mais agua doce se torna salgada.
Anaa escreveu:
Concordo. Mas acho que a agua é inesgotavel por reparem: tentem la imaginar ha quanto tempo a Terra existe.
Alguma vez ouve falta de agua em algum lugar do planeta?
É claro dantes não havia tantas industria como ha agora.
Sei que não se deve gastar agua ha parva mas Na minha opiniao a agua é um bem inesgotavel tal como tudo o que existe na Terra.
A água é inesgotável. O que vai deixar de existir (se não tomarmos as devidas precauções) é a água potável!! Aquela que podemos beber sem problemas. O mar tem muita água, mas é salgada, e essa não serve para consumo. Sei que já existem algumas técnicas para tirar o sal da água (como já foi referido), mas não sei até que ponto esse é um processo eficaz (não estou minimamente dentro desse assunto...)
É um processo eficaz, acho. Mas tem um grande problema: é caro realizar o processo de tirar o sal da água. É mesmo muito caro, já que a água tem de ir por diversos processos para ficar potável. Não é só tirar o sal e pufff, fez-se água potável. Tem de se limpar qualquer bactérias nocivas, e etc. É preciso muito dinheiro para isso.
Bem, moving along....
Acho que, a água é um bem inesgotável mas ao mesmo tempo esgotável. É um bem inesgotável porque mesmo após muitos anos, ainda vamos ter. água salgada ou potável.
Quer dizer.. existem 3% de água potável, mas (please correct me, se tiver errado.) 2& de essa água potável esta armazenada em glaciares . Sim, os glaciares são feitos de água potável. Glaciares e outras formas em que a água se pode encontrar. E apenas 1& é possível de ser utilizado por nós.
Mas é esgotável, porque daqui a uns milhões de anos não vai nem haver água salgada.
E nada na Terra é inesgotável no sentido verdadeiro da palavra
tudo tem um principio, meio e fim.
Bem, moving along....
Acho que, a água é um bem inesgotável mas ao mesmo tempo esgotável. É um bem inesgotável porque mesmo após muitos anos, ainda vamos ter. água salgada ou potável.
Quer dizer.. existem 3% de água potável, mas (please correct me, se tiver errado.) 2& de essa água potável esta armazenada em glaciares . Sim, os glaciares são feitos de água potável. Glaciares e outras formas em que a água se pode encontrar. E apenas 1& é possível de ser utilizado por nós.
Mas é esgotável, porque daqui a uns milhões de anos não vai nem haver água salgada.
E nada na Terra é inesgotável no sentido verdadeiro da palavra
tudo tem um principio, meio e fim."Presage 16
Conjoined here in the sky manifested
it enters
Little rain... the sky and earth dries,
Undone, death, caught, arrived at a bad hour"
Pois, água sempre iremos ter, agora potável não por muito mais tempo :\ Há quem diga que agora lutamos pela crise e pelo dinheiro e seja pelo que for, daqui a uns anos vamos lutar para ter ar puro e água potável.
Já tinha ouvido falar esse processo de extrair água potável apartir da água salgada, mas é como o Andrew disse, é bastante caro mesmo :\
Já tinha ouvido falar esse processo de extrair água potável apartir da água salgada, mas é como o Andrew disse, é bastante caro mesmo :\
Mas acho que devemos ter cuidado com a água agora. Se nós nos preocuparmos depois, será tarde demais.
Sim, tamos em crise, e agora extrair o sal da água salgada para a tornar potável será um processo demasiado despendioso. Devemos conseguir conciliar as duas coisas.
Sim, tamos em crise, e agora extrair o sal da água salgada para a tornar potável será um processo demasiado despendioso. Devemos conseguir conciliar as duas coisas.
| Spoiler: | |
![]() |
http://sm-portugal.coolbb.net/fanfics-gerais-f23/fairy-tales-o-incio-t4901.htm
[email protected] -->Meu MSN, adicionem à vontade!
Anaa escreveu:Não, não é inesgotável.
desses 3% só 1% é que dá para nós consumirmos porque os outros 2% é agua no estado sólido ou água subterranea.
Quer dizer.. existem 3% de água potável, mas (please correct me, se tiver errado.) 2& de essa água potável esta armazenada em glaciares
nao é bem assim...acho que só 1,5% é que é agua no estado sólido. os outros 0,5% sao agua subterranea

E ora aqui está um tópico da minha área...Posso fazer valer o que aprendi em dois anos de curso para esclarecer as dúvidas de alguém.
Realmente e como muito bem diz a Brimsty, a água é realmente inesgotável, aquilo que se esgota é a água potável, e nós, seres humanos e racionais não estamos a fazer grande coisa para que isso não aconteça.
Está claro que dos 3% de água doce e supostamente potável, metade está no estado sólido, mas como é óbvio não vamos andar para aí a derreter glaciares, até porque não serviria de nada. Ficariamos exactamente com a mesma percentagem de água potável e ainda aumentavamos e nivel do mar (it's not good idea)...
Alguns países, não me perguntem quais que eu não me lembro de momento, estão a trabalhar para conseguir converter a água salgada em água doce, mas é um método extremamente dispendioso e difícil, o que quer dizer que voltamos ao zero. Ainda não sei bem como funciona o método, mas de qualquer modo é fiável, só que com uma contrapartida, serve apenas para pequenas quantidades de água.
Por isso vamos tentar conservar áo máximo o 1% de água potável que resta para bebermos e tomarmos banho e etc. Não desperdicem água, e se a vossa cidade não tiver os Oleões ou lá o que é, que a minha por acaso não tem, arranjem uma garrafa de plástico e metam o óleo usado lá dentro. Podem depois ir entregá-las a alguns restaurantes onde vão fazer recolha de oleos usados, ou informarem-se na vossa camara municipal ou junta de freguesia quem é que faz a recolha ou como chegar a essas pessoas. Axo que normalmente são os aterros sanitarios a fazer a recolha, ou como o Star Uranus disse, podem por as garrafas como oleo junto ao lixo comum, acho que vão lá chegar na mesma.
Mais uma coisinha, poupem água e poupem dinheiro (visto que também é um bem em vias de extinção) e verifiquem se as vossas torneiras não deixam escapar água, se deixam é perferível pagaram ao canalizador para as arranjar do que pagarem uma conta exurbitante ao fim do mês e estarem também a desperdiçar água. Quando lavarem a loiça, não fiquem esternamente com a água a correr, passem a loiça por água, fexam a torneirinha, e só depois da loiça estar lavada é que abrem para tirar a espuma, é que não sei se sabem mas por exemplo se lavarem os dentes com a torneira aberta gastam cerca de 5 litros de água. 5 litros de água numa lavagem de dentes, para além da conta ao fim do mês ser bastante maior ainda desperdição muita mas mesmo muita água.
E agora a conversa de bióloga: estas pequenas coisas podem mudar o nosso planeta e a nossa forma de vida, por isso vamos todos ajudar um pouquinho na recuperação do nosso planeta antes que seja tarde, poupem água, não custa mesmo nada...
Realmente e como muito bem diz a Brimsty, a água é realmente inesgotável, aquilo que se esgota é a água potável, e nós, seres humanos e racionais não estamos a fazer grande coisa para que isso não aconteça.
Está claro que dos 3% de água doce e supostamente potável, metade está no estado sólido, mas como é óbvio não vamos andar para aí a derreter glaciares, até porque não serviria de nada. Ficariamos exactamente com a mesma percentagem de água potável e ainda aumentavamos e nivel do mar (it's not good idea)...
Alguns países, não me perguntem quais que eu não me lembro de momento, estão a trabalhar para conseguir converter a água salgada em água doce, mas é um método extremamente dispendioso e difícil, o que quer dizer que voltamos ao zero. Ainda não sei bem como funciona o método, mas de qualquer modo é fiável, só que com uma contrapartida, serve apenas para pequenas quantidades de água.
Por isso vamos tentar conservar áo máximo o 1% de água potável que resta para bebermos e tomarmos banho e etc. Não desperdicem água, e se a vossa cidade não tiver os Oleões ou lá o que é, que a minha por acaso não tem, arranjem uma garrafa de plástico e metam o óleo usado lá dentro. Podem depois ir entregá-las a alguns restaurantes onde vão fazer recolha de oleos usados, ou informarem-se na vossa camara municipal ou junta de freguesia quem é que faz a recolha ou como chegar a essas pessoas. Axo que normalmente são os aterros sanitarios a fazer a recolha, ou como o Star Uranus disse, podem por as garrafas como oleo junto ao lixo comum, acho que vão lá chegar na mesma.
Mais uma coisinha, poupem água e poupem dinheiro (visto que também é um bem em vias de extinção) e verifiquem se as vossas torneiras não deixam escapar água, se deixam é perferível pagaram ao canalizador para as arranjar do que pagarem uma conta exurbitante ao fim do mês e estarem também a desperdiçar água. Quando lavarem a loiça, não fiquem esternamente com a água a correr, passem a loiça por água, fexam a torneirinha, e só depois da loiça estar lavada é que abrem para tirar a espuma, é que não sei se sabem mas por exemplo se lavarem os dentes com a torneira aberta gastam cerca de 5 litros de água. 5 litros de água numa lavagem de dentes, para além da conta ao fim do mês ser bastante maior ainda desperdição muita mas mesmo muita água.
E agora a conversa de bióloga: estas pequenas coisas podem mudar o nosso planeta e a nossa forma de vida, por isso vamos todos ajudar um pouquinho na recuperação do nosso planeta antes que seja tarde, poupem água, não custa mesmo nada...

Obrigado Dumpling <3
Tens de entrar para responderes neste tópico.

: mas pronto, mais vale tarde do que nunca :

Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.