Sailor Moon Portugal, A Navegante da Lua

A Arte de Pintar com os Dedos

Alguns de vocês devem conhecer este tipo de arte. Ultimamente é bem comum verem-se pessoas a pintar azulejos nas ruas apenas com as mãos. Fazem-no a uma velocidade incrível e com uma perfeição fantástica.

A Arte de Pintar com os Dedos 28-dicas_pintura

O meu primeiro contacto com este tipo de arte foi no Algarve, onde assisti a dois artistas de rua a pintar sobre azulejos. É uma expressão de arte muito bonita e que logo me encantou desde o primeiro momento.

A Arte de Pintar com os Dedos Material-basico-para-Pintura-a-Dedos

Tudo é feito com tintas a óleo, os dedos, um palito, cotonete, esponja e um pano. Os pequenos pormenores como árvores, cascatas, casas e vegetação chegam a ser tão realistas que é difícil acreditar que foram feitos apenas com um palito.
Aqui ficam uns videos a mostrar como estas pinturas são feitas ao vivo e em poucos minutos:

Podia ficar a noite inteira a mostrar estes videos mas vou parar. Não consigo encontrar muitas imagens destes trabalhos na internet mas há imensos videos no youtube.

Gostei tanto deste tipo de trabalho que também decidi experimentar e qual não foi a minha surpresa ao ver que é uma coisa bem fácil de se fazer. Claro que não é com a perfeição destes artistas mas com treino e prática aprende-se facilmente.

Estou a criar um Blog sobre este tipo de arte, no qual pretendo partilhar a minha experiência, dar conselhos, assim como recebê-los e mostrar alguns dos trabalhos que fiz. Se gostarem deste tipo de arte, quiserem conhecê-la melhor ou quem sabe aprender a pintar sobre os azulejos, passem por lá.

Endereço: Platinarium

Se tiverem algum destes trabalhos em vossa casa, tirem uma fotografia e partilhem aqui no fórum.

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
Acho que é um autentico dom... Acho maravilhoso

e tal como tu... Também conheci melhor essa arte no Algarve há 3 anos XD

é fantastica a rapidez como fazem isso!

'Há dois anos nesta comunidade fantástica' *-*

Eu já conhecia isto desde práí 3 anos, porque no verão na minha cidade havia um homem a fazer issso! era incrivel! fazia coisas muito lindas! este ano por acaso não o vi! Desiludido
as minhas fic's:
-Unidos pelo destino, unidos por todos!
-Angelical
Leiam, vale a pena! e nao se eskeçam de comentar! ^^
Simplesmente amei *-*
Tenho de experimentar isto, já se for só com pincel não vou lá hehe Very Happy
Shadow escreveu:Simplesmente amei *-*
Tenho de experimentar isto, já se for só com pincel não vou lá hehe Very Happy

Aconselho a que experimentes. O material é muito fácil de arranjar e caso não tenhas azulejos podes sempre roubar um prato na cozinha (mas eu prefiro usar azulejos porque têm a superfície lisa). É super relaxante e viciante. És capaz de precisar do pincel para alguns detalhes mas a maioria das coisas são feitas com as mãos e um palito.

Nas Asas de um Anjo (CAP 03) - A história de um rapaz que deseja o Céu e de um anjo que se envolve numa mentira.
Elegia (CAP 10) - E se antecipássemos a morte das pessoas nos sonhos e nos apaixonássemos por uma delas?
Bem, a uns anos via era quem cria-se com laca, tampas, papel de jornal, etc. num papel tipo fotografia muitas desenhos. Só este ano é que vi em azulejo e achei muito bom... mesmo a minha mãe já queria comprar para meter na sala se não me engano. Matreiro
Fico sem palavras, é um dom que uma pessoa tem, é magnífico e lindo, criam-se grande obras de arte só com os dedos, é uma boa oportunidade para aquelas que querem ser pintores e não têm mão no pincel, não se dão bem...
é muito bonito estas obras de arte Simpatico

Muitoo Obrigadooo Amigo Secreto

3/4 nesta comunidade!
Sem palavras...
Como eu gostava de conseguir fazer tal coisa... mas infelizmente não tenho jeito nenhum para artes Desiludido
kelinha escreveu:Sem palavras...
Como eu gostava de conseguir fazer tal coisa... mas infelizmente não tenho jeito nenhum para artes Desiludido

Olha outra Matreiro eu tambem nao tenho jeito para estas coisas, mas esta gente é awsomely awsome *--* Tambem quero ter este talento todo i.i

さよならできずに, 立ち止まったままの僕と一緒に...

Tinoco escreveu:
kelinha escreveu:Sem palavras...

Olha outra Matreiro eu tambem nao tenho jeito para estas coisas, mas esta gente é awsomely awsome *--* Tambem quero ter este talento todo i.i

Porque não tentam? Não é assim tãoooooooooooo dificil. Se calhar até se iam surpreender. Digo isto porque quando comecei a fazer este tipo de arte achava que era muito dificil e depois verifiquei que não era bem assim. Com um pouco de prática conseguimos dar-lhe um pouco de jeito.

Mostro-vos 2 trabalhos meus:
Spoiler

[Esta imagem já não existe]
[Esta imagem já não existe]

UAU Maylene...

Estão lindos....

Acho que vou mesmo tentar um dia... Não perco nada por tentar e não Wink
kelinha escreveu:UAU Maylene...

Estão lindos....

Acho que vou mesmo tentar um dia... Não perco nada por tentar e não Wink

Experimenta e pode ser que te surpreendas. Se quiseres posso sempre dar-te umas dicas e conselhos. Estou a construir um site baseado nesta arte mas ainda está muito vazio. Entretanto deixo aqui algumas informações.

É muito fácil arranjar o material:

Quem não tiver azulejos em casa pode usar um prato por exemplo. Mas para principiantes os pratos podem se tornar difíceis para pintar porque não são totalmente lisos. No entanto pode-se comprar azulejos em várias lojas à unidade (ex. Leroy-merlin). Em prefiro comprar por m2 mas quem quiser apenas experimentar talvez seja melhor comprar só alguns.

As tintas a óleo compram-se em qualquer loja de chineses e não são nada caras. Por 4 euros compra-se uma colecção de 10 cores. As tintas são brilhantes quando aplicaveis e deixam os trabalhos bem vivos. É também necessário necessário um diluente (ex. Óleo de linhaça/Terebintina). A terebintina também é útil para limpar os pinceis após o uso e até mesmo as mãos já que dilui muito bem a tinta a óleo e pode ser comprada numa loja de material para desenho/artes. Nos chineses nunca vi mas tbm deve haver em papelarias que vendam tintas de óleo. Raramente uso a terebintina sem ser para diluir um pouco a tinta para o fundo do quadro ou para dar o efeito de movimento e relevo à vegetação mas nunca dispenso de a ter a meu lado.

Por último é necessário um palito para os detalhes, uma cotonete e em alguns casos pincéis. O artista usa qualquer material com que se sinta à vontade. Depois há aqueles segredos que já requerem algum material mais especifico como as cascatas (ex. um pedaço de madeira dentado ou cartolina)

Quando arranjar um tempinho livre vou experimentar...
Estou ansiosa para ver os resultados Esperancoso

Tens de entrar para responderes neste tópico.

• 3.603 tópicos
  • 188.722 mensagens
  • 1.339 membros
  • último membro: Arza77