Adaptação portuguesa de Sailor Moon Crystal
Quero começar por elogiar o trabalho feito na adaptação portuguesa de Sailor Moon Crystal pela 112 Studios. Nota-se o cuidado na escolha do elenco, o esforço de recuperar vozes ligadas à série clássica e a vontade de criar uma ponte entre aquilo que Sailor Moon foi em Portugal e esta versão mais moderna.
Houve comunicação com os fãs, atenção aos detalhes e uma tentativa genuína de dar identidade portuguesa a Crystal. É um trabalho que merece ser reconhecido, tanto pelas atrizes e atores como por todas as pessoas envolvidas na adaptação.
É precisamente por isso que me custa a decisão de, depois de esse trabalho estar feito, terem sido impostas alterações às frases de transformação. Segundo a informação reunida pelo site, a PNP pediu que essas frases fossem redobradas nas versões originais japonesas.
Compreendo que possa ter sido uma decisão ligada ao marketing e à uniformização do produto a nível internacional. Ainda assim, para mim, prejudicou muito a envolvência da série. Uma adaptação não é apenas traduzir palavras, é encontrar uma forma de a história soar natural para quem a está a viver naquela língua.
Quando as personagens falam em português, mas usam nomes japoneses e gritam ataques em inglês ou em japonês, com pronúncia portuguesa, sinto que a imersão se perde. Em vez de uma versão portuguesa coesa, parece que ficamos a meio caminho entre várias versões.
Não é uma crítica ao talento ou ao esforço de quem trabalhou na dobragem, muito pelo contrário. É precisamente por reconhecer esse esforço que tenho pena de a adaptação não ter podido seguir plenamente o seu próprio caminho.
Talvez esta não seja uma opinião popular, mas é a minha. O que acham? Esta opção aproximou-vos da versão original ou também vos retirou alguma envolvência?

Tens de entrar para responderes neste tópico.
Reportar comentário
Escolhe o motivo da denúncia e acrescenta mais contexto se necessário.