Sailor Moon, tem sido alvo de intensos debates recentemente, especialmente em torno da sua tonalidade rosa presente nos DVDs e Blurays. O que durante tanto tempo foi considerado como parte integrante da estética do anime, agora está sob escrutínio, com novas revelações sobre a sua origem gerando uma onda de discussões nas redes sociais.
A controvérsia teve início com uma publicação do utilizador X @kane_hisa no dia 9 de janeiro de 2024, que chamou a atenção para a tonalidade rosa presente na versão em DVD do anime lançada nos anos 2000. Esta coloração peculiar capturou o interesse de audiências mais jovens, que a consideram uma expressão estética nostálgica.
ビデオソフトの色調が赤すぎる問題といえば『千と千尋』だけど、『きんぎょ注意報』『セーラームーン』辺りの褪色はもはやその異様に赤みがかった色調が若い視聴者層から「エモさ」として受容されてたりするので、ちょっとどうなんだと思うところはある
— かねひさ和哉 (@kane_hisa) January 9, 2024
“Quando se trata do problema de tonalidade excessivamente avermelhada em videocassetes, é comumente mencionado ‘A Viagem de Chihiro’, mas o desbotamento em torno de ‘Goldfish Warning’ e ‘Sailor Moon’ já está a ser aceite pelos espectadores mais jovens como uma espécie de ’emoção’, devido à sua tonalidade vermelha estranha. Isso faz-me questionar um pouco o que está a acontecer.” – @kane_hisa
Utilizadores nas redes sociais rapidamente entraram no debate, expressando surpresa e até mesmo indignação com a descoberta. Alguns descreveram a questão como “revisionismo histórico”, questionando a autenticidade da tonalidade rosa e a sua conexão com a visão original dos criadores.
Por trás desta polémica está uma possível explicação fornecida por David Miranda, um restaurador de filmes especializado em anime.
Some episodes where even tinted yellow😅. Season 1 was definitely the most inconsistent transfer of the series. pic.twitter.com/m9CqlOiban
— Corza Moon (@CorzaMoon) January 13, 2024
David Miranda abordou minuciosamente a questão da tonalidade rosa presente no anime Sailor Moon numa série de tweets informativos. Ele começou por salientar que, contrariamente ao que muitos podem acreditar, a coloração rosa não era uma característica originalmente pretendida pelo design do anime. Esclareceu que, como muitos outros animes da mesma época, Sailor Moon foi concebido com a intenção de apresentar brancos verdadeiros e cores fiéis à sua composição original.
Miranda explicou que o problema da tonalidade rosa decorreu do uso de masters desbotados que a Toei Animation utilizou durante a transferência para DVD do anime. Esses masters sofreram desbotamento ao longo do tempo, resultando na alteração das cores originais da obra. Ele salientou que, isso poderia ser corrigido para manter o design de cor original, mas a Toei Animation optou por não fazer as correções necessárias, deixando o anime com uma tonalidade rosa indesejada.
Além disso, Miranda mencionou que esse problema não era exclusivo de Sailor Moon, mas também afetava outras séries da Toei Animation dos anos 2000, como Dragon Ball. Ele destacou que, em Sailor Moon, a tonalidade rosa era mais evidente nas primeiras temporadas, mas também podia ser observada em episódios posteriores, às vezes apresentando uma tonalidade verde. Essas variações de cor, segundo ele, eram igualmente incorretas e não refletiam a intenção original dos designers de cor.
O restaurador de filmes também esclareceu que o problema não estava presente nas cópias originais do anime nem nos masters da DiC, sugerindo que a questão surgiu apenas nas versões em DVD lançadas nos anos 2000, mais de 15 anos após o término de Sailor Moon. Ele apontou que essa tonalidade rosa incorreta acabou sendo erroneamente associada à nostalgia dos anos 90, quando na verdade era um problema recente.
Miranda concluiu os seus tweets enfatizando que, embora as pessoas tenham o direito de preferir as cores incorretas, é importante reconhecer que elas estão objetivamente erradas e vão contra o trabalho dos designers originais. Ele expressou a sua esperança de que a discussão sobre o assunto leve a uma maior conscientização sobre a importância da preservação do design original das obras de animação.
Esta análise detalhada de Miranda forneceu insights valiosos sobre a questão da tonalidade rosa em Sailor Moon, destacando os problemas técnicos por trás dela e os impactos culturais e estéticos associados à sua persistência ao longo do tempo.
ホワイトバランスやセル画の色を考えるとだいたいこんな感じの色になるはず。今の公式のマスターは赤すぎ。 https://t.co/IPvwDDo2VD pic.twitter.com/10Ac21DhYf
— ΝΑΠΠΑ (@nappasan) January 11, 2024
Enquanto alguns fãs apreciam a tonalidade rosa como parte da sua experiência nostálgica com o anime, outros a consideram uma deturpação da visão original dos criadores. A discussão estendeu-se para além das preferências estéticas pessoais, destacando a importância da preservação do património cultural e da integridade das obras de animação.
Agora, com a verdadeira origem da tonalidade rosa revelada, os fãs de Sailor Moon estão a reavaliar a sua relação com o anime e o impacto desta descoberta na sua percepção da obra. Enquanto isso, o debate continua a atrair a atenção de especialistas e fãs, ressaltando a complexidade por trás da preservação e interpretação das obras de arte.
Esta controvérsia sobre a tonalidade rosa em Sailor Moon destaca a importância de compreendermos não apenas as obras em si, mas também os processos de produção e preservação que moldam a nossa experiência com elas. Enquanto os fãs continuam a debater sobre o significado e a autenticidade desta característica estética, uma coisa é certa: Sailor Moon continua a exercer um fascínio duradouro sobre as suas legiões de fãs em todo o mundo.
Quanto a nós, a série clássica que compilamos em alta definição corrigiu estes erros. Tudo o que vês no site tem as cores correctas de origem.