Retirada dos Episódios e Filmes

Não há mal que nunca acabe nem bem que sempre dure.

Depois de quase 10 anos fora dos ecrãs de televisão, Sailor Moon regressa, finalmente a Portugal. Os direitos de exibição terão estado durante este tempo bloqueados pela autora, Naoko Takeuchi mas, recentemente, foram libertados. Sailor Moon começou novamente a sua expansão a partir do Japão, depois Itália. Em Março, como anunciámos, chega a Portugal, para alegria de muitos fãs. Será uma altura para que a geração actual conheça esta série que nos alimentou a imaginação, que nos incutiu valores como a amizade, o espírito de entre-ajuda, o amor.

Enquanto a série esteve afastada das nossas televisões, a equipa deste site, num esforço de não a deixar cair no esquecimento, tentou reaviva-la. Um trabalho que implicou muitas horas, muito tempo que se podia ter passado com amigos, a estudar ou, simplesmente, sem fazer nada. Descanso também é preciso.

Desde tirar o pó a antigas e perdidas VHS, a contactar outros fãs para que também procurassem os seus VHS onde tinham as gravações de Sailor Moon, ao trabalho de edição, montagem, sincronização. Não foi fácil. Mas conseguiu-se. Com coragem e perseverança, todos os 200 episódios de Sailor Moon, em português de Portugal, foram disponibilizados, aos poucos, a antigos e novos fãs da série.

Como é do vosso conhecimento, a conta do Sailor Moon Portugal no YouTube foi fechada há alguns meses, devido a questões relacionadas com os direitos de autor da série. Vídeos onde nem sequer uma única imagem do anime aparecia, como vídeos de caloiros portugueses a cantarolar o tema do genérico, por exemplo, foram retirados. Desde simples AMVs a paródias, tudo onde apareça Sailor Moon é instantaneamente retirado, mesmo se o trabalho tenha sido feito há anos. Se é um exagero? Cada um de nós é livre de pensar o que entender.

Chegou agora também o dia de o conteúdo disponibilizado pelo site, como conhecemos, fechar também. A subsidiária europeia da Toei Animation Co. entrou em contacto com a equipa, notificando que os episódios deveriam ser retirados. Assim foi. Actualmente, já não é possível realizar o download dos episódios de Sailor Moon na nossa língua, com a dobragem que conhecemos. É este o agradecimento que a Toei, uma das proprietárias de Sailor Moon tem para os fãs que não deixaram a série morrer nestes longos anos de espera. Quando será que as grandes empresas irão entender que sem estas comunidades de fãs os seus produtos não atingiriam o sucesso que têm?

Aqui podem ver uma cópia do documento recebido:

“Senhores,

Enviamos-lhe a presente notificação enquanto subsidiária europeia da Toei Animation Co., Ltd, uma empresa japonesa que criou, realizou e produziu a série de animação televisiva SAILOR MOON. A Toei Animation Co., Ltd é a proprietária exclusiva dos direitos autorais sobre essas séries. Fomos informados de que o vosso website disponibiliza em streaming os episódios das séries mencionadas acima. Não nos foi solicitada nenhuma autorização. Assim, a vossa exploração dessas séries é feita em total violação dos direitos da Toei Animation Co., Ltd.

Não ignoram que qualquer exploração não autorizada de uma obra protegida por direitos autorais constitui uma contrafação.

Portanto, convocamos-vos a tomar todas as medidas necessárias para interromper a exibição dessas séries no prazo de 48 horas após o recebimento da presente notificação, e a nos fornecer uma confirmação por escrito.

Esta carta é uma notificação formal que pode ser usada como ponto de partida para quaisquer atrasos e juros, conforme previsto por Lei e reconhecido pelos Tribunais.

Uma cópia desta notificação também foi enviada ao nosso escritório de advocacia holandês, que tomará todas as medidas necessárias e buscará danos no caso de não satisfazerem completamente o nosso pedido.

TOEI Animation Janeiro 2011

Queremos deixar aqui um especial agradecimento a todos quantos ao longo deste tempo visitaram diariamente o site à espera de novidades. À espera de novos episódios para continuar a seguir as aventuras da “portuguesa” Bunny Tsukino.

Quem quiser, pode sempre seguir a série no Canal Panda, a partir de Março. Podem gravar a série e rever sempre que desejarem, em vossas casas.

Quanto a nós, vamos continuar a divulgar as novidades sobre a nossa série preferida. Apesar de já não haver episódios para download, o site irá sendo actualizado na medida do possível e sempre que hajam boas (ou más) notícias.

O Sailor Moon Portugal passará agora a ser um site de divulgação de informação sobre a série. Prevemos terminar a nova versão do site em breve, onde estarão informações sobre as séries, filmes, especiais, personagens, etc.

Pedimos que não deixem comentários a pedir para recolocar os episódios: isso não vai acontecer. Da nossa parte, é tudo quanto a episódios e conteúdos
multimédia.

Uma vez mais, obrigado pela paciência. Em Março, Sailor Moon no Canal Panda para quem quiser e puder ver.

Sailor Moon Portugal