A Glénat, editora responsável pelo lançamento do manga de Sailor Moon em França, nos anos 90, não conseguiu recuperar os direitos da obra de Naoko Takeuchi.
A informação foi avançada pela própria editora, na sua newsletter de Julho, em resposta a um leitor.
A Glénat afirma mesmo ser uma “decepção” não ter recuperado os direitos de edição do manga de Sailor Moon, mas não adianta pormenores.
Ao que parece, um relançamento do manga de Sailor Moon em França poderá estar para breve, uma vez que a Glénat sugeriu ao leitor que tente saber junto de outros editores “quem ficou com o contrato”.
Actualmente, no catálogo online da editora apenas consta o terceiro volume de Sailor V.
A Glénat é uma famosa editora francesa que existe desde 1969. Nos anos 90, quando Sailor Moon estava no seu auge de popularidade, lançou toda a série manga de 18 volumes, a prequela Sailor V, composta por 3 volumes, e ainda o primeiro Artbook assinado por Naoko Takeuchi, sob o título “Le Grand Livre de Sailor Moon“.
Desde 2003, altura em que o manga foi revisto e lançado no Japão, que a editora tentava adquirir os seus direitos para editar a nova versão.
O Grupo Glénat está presente em vários países como Espanha, Bélgica, Suíça, Canadá, e Argentina, entre outros. Não há informação sobre o lançamento de Sailor Moon ou Sailor V nestes países pela mão desta editora.
Em Portugal os mangas de Sailor Moon e Sailor V nunca foram editados, no entanto, até há algum tempo era relativamente fácil encontrar as edições francesas da Glénat em algumas lojas.