No dia em que Sailor Moon comemorou 19 anos desde a sua estreia no Japão, o Canal Panda trouxe de volta a Portugal a série que apelida como “mítica”.
O relógio marcava as 13H00 de 7 de Março de 2011 e, um pouco por todo o País, os fiéis seguidores da marinheira em mini-saia sentavam-se frente aos seus televisores para ver o tão aguardado regresso. Durante quase 10 anos Bunny Tsukino esteve afastada dos ecrãs portugueses.
Regressou, agora, pelas mãos do Canal Panda, estação onde fora emitida pela última vez, por volta de 2003.
Até sábado, 12 de Março, serão emitidos dois episódios diariamente. Depois, passa apenas um episódio por dia, às 13H00, sendo repetido às 20H30, de segunda a sexta-feira e às 13H00, com reposição às 21H00 aos sábados e domingos.
No sítio na Internet do Canal Panda é possível encontrar já a página dedicada às “Navegantes da Lua“.
Do desagrado de alguns é a qualidade de imagem dos episódios, a mesma dos anos 90. Em resposta ao e-mail de uma utilizadora do nosso Fórum, xBee, o Canal Panda justifica a baixa qualidade de imagem e som com o facto de “esta série ter os anos que tem” e de “contra isso, nada poder ser feito”.
Em Itália, por exemplo, os episódios de Sailor Moon que estão a ser emitidos são de qualidade superior, uma vez que a produtora da série, a Toei Animation, os remasterizou. No entando, tal não aconteceu por cá: “em alguns Países, houve acesso a melhor material mas, infelizmente, não é esse o caso em Portugal”, afirma o Canal Panda.
“Esta dobragem foi feita há muitos anos para a SIC e não houve remasterização da mesma. Infelizmente, não podemos assumir custos para tal efeito”, remata a estação que emite Sailor Moon actualmente.
Posto isto, o Canal Panda deixa um pedido aos antigos e novos fãs: “esperamos que [a baixa qualidade de imagem] não seja um impedimento para que seja ‘fiel’ a Sailor Moon, série que foi reclamada sucessivamente desde há anos”.
Na altura, a mesma fonte recordou ainda que nem sempre pode “satisfazer todos” mas que o Panda tenta, “dentro do possível, estar atento às expectativas do público”. Prova disso é o canal de comunicação aberto entre a Dreamia – proprietária do Canal Panda – e o SMpt, que serve de “ponte” directa entre os antigos fãs da série e a empresa.
Para finalizar, aqui fica o anúncio especial Carnaval do Canal Panda, o canal que nos trás diversão daqui até à Lua!
Comments
Pode já não fazer sentido comentar num artigo com 4 anos, mas aqui vai:
Não acho que a “má” qualidade de imagem seja uma coisa má.
O grão na imagem dá-lhe aquele aspecto de antigo que tem o seu charme, Não deve ser visto como um defeito, mas sim como um efeito estético, simbólico do passar dos anos.