Dados Biográficos
- Nome: Naoko Takeuchi
- Data de nascimento: 15 de Março de 1967
- Lugar de nascimento: Kofu, província de Yamanashi
- Tipo sanguíneo: A
- Estado Civil: Casada com Yoshishiko Tagashi, 2 filhos
- Estudos: Licenciada em Química na Universidade de Kyorutsu
- Estudo de desenho: Autodidacta
- Influências declaradas: Cruzeiro espacial Yamato; Capitão Harlock; Galáxia Expresso 999, de Leiji Matsumoto; Super Sentai, franquia que dá origem aos Power Rangers.
- Gosta de Trabalhar: De noite, “desde o meio da tarde até as 4 da manhã”
Naoko Takeuchi, a criadora de Sailor Moon, é uma desenhadora de manga japonesa (mangaka), nascida a 15 de Março de 1967. Ganhou o prémio Revelação da Editora Kodansha em 1986, com a história Love Call. O seu primeiro grande trabalho foi The Cherry Project, publicado na revista Nakayoshi, entre 1990 e 1991, sendo recompilado em três volumes tankoubon. No entanto, antes de ser desenhadora de manga, Naoko era farmacêutica.
Codename wa Sailor V e Bishoujo Senshi Sailor Moon
Ainda no verão de 1991, Naoko cria a história de uma rapariga que lutava pelo amor e a justiça, Codename wa Sailor V, que foi publicada até 1997 e rendeu três volumes. Com o interesse da Toei Animation em transformar Sailor V em anime, Naoko expandiu a história, criando novos personagens, nascendo assim Bishoujo Senshi Sailor Moon, que durou até 1997, com dezoito volumes de manga e 200 episódios de anime, sem contar os teatros musicais Sera Myu e a série live action Pretty Guardian Sailor Moon.
Depois de Sailor Moon
Depois do fim de Sailor Moon cria PQ Angels, série que é cancelada no 4º capítulo pois a editora Kodansha havia perdido os originais do capítulo seguinte. Assim, Naoko vai para a editora Shueisha onde publica Princess Takeuchi Naoko return to Society Punch, mangá em que escreve de maneira descontraída sobre o que fez desde o fim de Sailor Moon.
Em 1999 casou-se com um autor de mangá, Yoshihiro Togashi, autor de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter, do qual teve um rapaz, Petit Ouji.
Em 2001 Naoko retorna com Toki Meca, que viria a tornar-se numa série em 2005. Em 2002 cria Love Witch, série com três capítulos mais um especial, que foi interrompida pela autora.
Em 2003 lança uma edição nova do mangá de Sailor Moon, com a mesma história mas alguns discursos e arte novos. Em 2005 sai uma versão em série de Toki Meca que durou até Abril de 2006, na revista Nakayoshi. Foi novamente mãe em 2009, mas não se sabe o género do bebé.
Em 2013 associa-se à celebração do 20.º aniversário de Pretty Guardian Sailor Moon, lançando uma edição de luxo do manga, bem como participando na escrita da abertura e encerramento do novo anime – Moon Pride e Gekkoou.
Trabalhos
- 1988 – Chocolate Christmas (Volume único)
A história sobre uma rapariga que está sempre só mas que se apaixona por um DJ durante o Natal. - 1989 – Maria (Volume único)
Conta a história de Maria, que perdeu o seu pai quando era ainda jovem e vive actualmente com a mãe, que está hospitalizada. Ao mesmo tempo, “Daddy Longlegs” aparece a Maria… Ela é transferida para a notável Academia Green Garden e começa a procurar por “Daddy Longlegs”. - 1990 – Miss Rain (Colectânea de histórias curtas – Volume único)
Aonde Kuramitsu Rena vai, é certo que chova… Antes dela saber disso, ganha o apelido de “Miss Rain”. Além desta história, mais quatro obras-primas de Naoko estão incluídas. - 1990 – The Cherry Project (Três volumes)
Chieri sonha em tornar-se patinadora desde que viu um rapaz a apresentar-se há alguns anos atrás. Ela finalmente encontra-se com ele e deseja tornar-se sua parceira mas logo descobre que o mundo da patinagem não é apenas dança e glamour. Intrigas e inveja esperam por Chieri. Mas quais serão os verdadeiros sentimentos de Tsuzuki, o famoso patinador? - 1991 – Codename wa Sailor V (Três volumes na 1ª edição e dois volumes na edição de luxo)
Antes de Minako Aino (Joana Lima) se tornar Sailor Venus e iniciar a sua jornada com Sailor Moon e as outras guerreiras, Minako era Sailor V, que lutava contra a Dark Agency com a ajuda do seu gato falante, Artemis e sendo guiada pela misteriosa chefe. Ao aparecer o misterioso Ace que a ajuda a lutar, este revela-se depois uma peça importante para que Minako recupere sua memória. O final de Sailor V é impressionante e coincide com o início de Sailor Moon. - 1992 – Sailor Moon (Dezoito volumes na primeira edição e catorze volumes na edição de luxo)
Baseada na história anteriormente produzida (Codename wa Sailor V). - 1995 – Prism Time Volume 1
Colecção de histórias curtas desenhadas por Naoko Takeuchi entre 1986 e 1997, todas em estilo romance e drama. - 1997 – Prism Time Volume 2
O mesmo que o anterior. - 1997- PQ Angels
Esta é uma comédia romântica que envolve Peanut e Kyuuri, duas raparigas que aparecem em Tóquio com a missão de encontrar a sua princesa. Elas encontram dois rapazes e mudam-se para a casa ao lado deles. As duas raparigas têm que lutar contra aliens que pretendem encontrar a princesa antes de si. Para isso elas têm que se beijar ou beijar uma outra pessoa. Elas também se transformam em baratas. - 1998 – Princess Naoko’s Punch Return to Society
Série de Naoko Takeuchi publicada pela editora Shueisha, na revista Young You, onde ela conta o que fez após o término de Sailor Moon, como conheceu e casou com Yoshihiro Togashi, a sua saída da Kodansha e outras coisas. - 2001 – Toki*Meca (História curta)
História curta sobre um robô, Mecha, o seu criador e as suas aventuras. - 2002 – Love Witch
Ai (conhecida como Love) acaba de completar 13 anos e recebe de presente de aniversário uma revelação das suas irmãs: ela é uma bruxa! Porém, o seu irmão gémeo, Yuu, sofre de uma misteriosa doença, da qual Ai pode salvá-lo tornando-se numa bruxa mas para isso ela deve oferecer aquilo que mais ama para a Deusa num ritual… E o que ela mais ama é Yuu. Será Ai capaz de salvar o seu irmão? Esta história possui apenas três capítulos mais um especial com a história de Ruri, chamado Sister Witch. - 2005 – Toki*Meca (Dois volumes)
Uma versão colocada em série do one-shot original, começada após a conclusão de Sailor Moon e de Sailor V, retorna. - 2005- Obaa-nu- to Chibaa-nu (Ilustrado por Yoshihiro Togashi)
Um livro de crianças escrito para o aniversário do seu filho e ilustrado pelo seu marido, Yoshihiro Togashi.