Arco I - Dark Kingdom

O primeiro arco de Sailor Moon foi, até à data, o que mais adaptações teve, nomeadamente nas duas versões do anime, no manga, na PGSM (live-action) e nos musicais. Todos têm em comum o inimigo – Dark Kingdom (Reino das Trevas) que procura o Ginzuishou (Cristal Prateado) – e o despertar das 5 principais Sailor Guardians.

O primeiro arco corresponde:

  • Sailor Moon Crystal – Episódios 1 a 14
  • Sailor Moon (1.º anime) – Episódios 1 a 46
  • Manga – Arcos 1 a 14
  • PG Sailor Moon (Live-action) – Atos 1 a 59
Spoiler alert
Esta página contém revelações do enredo

Resumo

International Sailor Moon Crystal Logo A primeira parte de Pretty Guardian Sailor Moon Crystal, a segunda adaptação animada produzida pela Toei Animation, em 2014, reconta a saga Dark Kingdom.


O despertar

 

7Usagi Tsukino, uma adolescente despistada de 14 anos, estava a correr para não chegar atrasada à escola, quando subitamente tropeça numa gata preta. No momento em que pega nela e lhe retira o penso que estava na testa, repara que tinha uma lua em formato de quarto crescente. Pensando que seria apenas uma marca de falta de pêlo, ignora e volta a correr para aulas. No final do dia, quando Usagi está em casa a dormir uma sesta, é acordada pela mesma gata de antes, que para sua surpresa começa a falar e diz chamar-se Luna.

Luna diz que Usagi está destinada a ser uma Sailor Guardian e dá-lhe um alfinete que a transforma em Sailor Moon.

5Depois de se transformar, ouve a sua amiga Naru em apuros e vai ao seu encontro para a salvar de um Youma. Durante a batalha, conhece o misterioso Tuxedo Kamen, que a encoraja a derrotar o monstro. No dia seguinte, Usagi acorda convencida de que tudo o que se passou antes tinha sido um sonho, até ver a Naru a contar aos amigos o que tinha acontecido.

Usagi terá que descobrir as restantes Sailor Guardians mas também a Princesa da Lua e proteger o Ginzuishou (Cristal Prateado) do Dark Kingdom (Reino das Trevas), uns misteriosos inimigos que têm o objetivo de roubar energia aos humanos para se fortalecerem e revitalizar a sua mestra, a Rainha Metalia.


O poder da Lua – Cristal Prateado

3 Usagi acaba por descobrir as restantes Sailor Guardians, Mercury, Mars, Jupiter e Venus, e que Tuxedo Kamen era, na verdade, Mamoru Chiba, um rapaz que antes troçava com ela por várias coisas como as notas baixas e o seu penteado. Com o tempo, ambos começam a apaixonar-se um pelo outro, mas numa batalha travada com Kunzite, um dos quatro Shitennou da Rainha Beryl, Tuxedo Kamen fica gravemente ferido enquanto protegia Sailor Moon, perdendo a consciência.

4Sailor Moon fica tão perturbada com o sucedido que, quando começa a chorar de agústia, a sua tiara parte-se e fica visível na sua testa uma lua em formato de quarto crescente, transformado-se em Princesa Serenity, a Princesa da Lua. Uma das suas lágrimas transforma-se no Ginzuishou que começa a espalhar uma tremenda energia por toda a cidade. Após tentar atacar Serenity, Kunzite e Beryl raptam Tuxedo Kamen e esta torna-o num servidor do Dark Kingdom. As memórias da vida passada são recuperadas e descobre-se que ele fora o Príncipe da Terra, Príncipe Endymion e que os Shitennou do Dark Kingdom (Kunzite, Zoicite, Neflite e Jadeite) foram os seus fiéis guardiões.

 

2


Uma batalha de milénios – Metalia

Mamoru confunde Usagi para lhe roubar o Ginzuishou fazendo com que o Dark Kingdom e a Rainha Metalia ganhem vantagem. As Sailor Guardians e Beryl travam uma batalha onde se descobre que esta estava a ser usada pela Rainha Metalia mas com um ataque de grupo e a ajuda da Espada Sagrada, conseguem vencê-la. Metalia dá o seu poder a Mamoru, e Sailor Moon e as restantes vão atrás dele. As Sailor Guardians são impedidas a meio pelos Shitennou mas conseguem purificá-los e relembrar-lhes da sua verdadeira missão. No entanto, Metalia mata-os em seguida. Usagi falha na purificação de Mamoru e sabendo que parte do Ginzuishou se encontrava no seu corpo, acaba por matá-lo para, em seguida, suicidar-se com a Espada Sagrada.

4Metalia absorve os dois, o Ginzuishou e espalha toda a sua energia negra pela Terra. As Sailor Guardians tentam reagir em vão mas apercebem-se que a Sailor Moon pode estar viva dentro de Metalia e usam a sua energia vital para a despertar.


Uma nova oportunidade

2 Havia escapado da morte graças ao relógio de bolso que Mamoru, que ela tinha guardado no bolso. Usagi liberta-se de Metalia e descobre que também Mamoru se encontra vivo. Com a ajuda dos espíritos dos Shitennou, cujas pedras o haviam salvo da morte, Mamoru apercebe-se do ponto frago da inimiga e informa a Sailor Moon, para que lhe possa dar o golpe final. O Milénio Prateado é restaurado na Lua e Usagi é informada de que se tornaria a nova rainha. No entanto, ela prefere viver na Terra e decide usar os seus poderes, fortalecidos agora com um novo alfinete, para restaurar a paz no planeta e regressar para junto dos seus amigos.

 

3

Esta série é referida, informalmente, como Sailor Moon Classic. Todos os nomes constantes neste resumo derivam da dobragem portuguesa dos anos 90.


Bunny – o acordar como Navegante da Lua

Bunny Tsukino (Usagi Tsukino) é uma rapariga de 14 anos muito chorona e preguiçosa, que vive em Tóquio, no Japão. Um dia, enquanto via para a escola, encontra um grupo de crianças a bater num gato. Bunny as crianças e vê se o gato se encontra bem. Estranhamente ela vê que tem um penso e tira-o, e para grande surpresa vê um quarto-crescente na testa. O gato arranha-lhe a cara e foge. Bunny lembra-se que já estava atrasada para as aulas e sai a correr. Depois das aulas, encontra novamente o gato que salvou em sua casa, e para seu grande espanto, ele começa a falar. Apresenta-se como Luna (na versão original do anime Luna é uma gata e não um gato) e dá-lhe um alfinete de transformação. Ele diz para ela gritar ”Pelo Poder Sagrado do Prisma Lunar!” (Moon Prism Power, Make Up!) e transforma-se na guerreira do amor e da justiça, Navegante da Lua!

Na primeira luta da Navegante da Lua- ou Sailor Moon, contra um “demónio” aparece uma figura misteriosa. Mascarado, um rapaz que veste um smoking e que utiliza uma rosa vermelha para parar o ataque do Youma. Sailor Moon acaba por vencer a luta utilizando o seu ataque “Tiara Lunar, Acção!”, salvando pela primeira vez a cidade. Luna também encontra e desperta 3 das 4 guerreiras Navegantes – Ami Mizuno, Rita Hino (Rei Hino) e Maria Kino (Makoto Kino).


Sailor V? A quinta guerreira e a Princesa da Lua

Já a quinta guerreira, Joana Lima (Minako Aino) foi encontrada pela gata Artemisa, (companheira do Luna) enquanto Joana vivia em Inglaterra, onde se transformava em Sailor V. Mas só se transforma em Navegante de Vénus no Japão.

Estando já juntas as cinco guerreiras, elas lutam contra os Youma do Reino das Trevas (Dark Kingdom), ao mesmo tempo que procuram a lendária princesa da lua. O Reino das Trevas é constituído pelos quatro generais: Jedite Neflite, Zoisite e Kunsite, Rainha Peryl (Queen Beryl) e uma energia maligna, Metália.


 O Reino das Trevas e os Cristais Arco-Íris

O Reino das Trevas procura absorver energia dos humanos para a sua Rainha Metália, e, posteriormente, obter os 7 Cristais Arco-Íris (Nijizuishou). Com esses cristais juntos, apareceria o lendário Cristal Prateado (Ginzuishou), um cristal pertencente à família real da Lua, com poderes incríveis. Com ele, o Reino das Trevas pretendia conquistar a Terra.

As Navegantes lutam muito para impedir que os planos do Reino das Trevas se concretizem. Enquanto lutam para impedir que o Reino das Trevas obtenha os 7 cristais Arco-íris, Luna conta-lhes que há muito tempo existiu um reino na lua, chamado Milénio Prateado (Silver Millennium), onde reinava a Rainha Sernidade (Queen Serenity) e a sua filha, Princesa Sernidade (Princess Serenity), com a ajuda das guerreiras navegantes e do Cristal Prateado. Luna conta-lhes que elas são a reencarnação das guerreiras que protegiam o Milénio Prateado.

Na sua luta, elas vão recebendo sempre a ajuda do misterioso Mascarado (Tuxedo Kamen). Quando o Cristal Prateado aparece, memórias da vida passada de Bunny são relembradas e descobrem que o Mascarado é a reencarnação do Príncipe Endymion (Prince Endymion) eterno amante da princesa, ao mesmo tempo que descobrem que Bunny é a reencarnação da própria Princesa Sernidade.


O fim de Beryl e um novo renascimento

Nos últimos episódios da fase, as Navegantes são transportadas para outra dimensão onde relembram a história do Milénio Prateado, onde a memória da Rainha Serenidade conta toda a história do passado das Navegantes. Passado pouco tempo, Joana e Artemisa descobrem o esconderijo do Reino das Trevas, no Pólo Norte, um sítio chamado Ponto D. Vão decididas a derrotar a malvada Rainha Beryl. Mas o que não sabiam era que a terrível Rainha Beryl lhes havia preparado uma armadilha mortal. Mandou os seus 5 Youmas mais fiéis e poderosos, as DDGirls para acabar com as Navegantes. A primeira a morrer é Maria, a Navegante de Júpiter matando também uma DDGirl. Logo depois, é a vez de Ami, as DDGirls tentam engana-la com uma miragem, mas a inteligência dela ajuda a parar as alucinações. Ami destrói os poderes de uma DDGirl mas isso custa-lhe a vida. Seguidamente perde a vida Joana, a navegante de Vénus, que consegue matar duas DDGirls. A Navegante de Marte encarrega-se das duas ultimas DDGirls, mas também perde a vida.

Sentindo-se sozinha, Sailor Moon é confortada pelas almas das suas amigas, e ganha força para seguir em frente. No esconderijo da Rainha Beryl, ela é obrigada a lutar com seu amado Endymion, que foi possuído por Metália, e quase perde. Mas, ao mostrar a sua Estrela Musical, Sailor Moon consegue curar Endymion, que acaba caído nos braços dela, quando a Rainha Beryl lhe lança um golpe fatal.

Ele acaba por morrer nas mãos de Sailor Moon, enquanto a Rainha Beryl pede os poderes da grande líder do Reino das Trevas, a Rainha Metália, para poder acabar com a Navegante da Lua de uma vez por todas. Ela concede-lhe esse pedido, e as duas unem-se, em uma só. Ela luta com a Princesa,   que usa ao máximo o poder do Cristal Prateado. Então, os espíritos das Navegantes que morreram vêem ao seu encontro, e unem os seus poderes com o da Princessa. O poder do Cristal Prateado mata Metália e revive as navegantes e Endymion. A série Classic acaba com todas as Navegantes nas suas tarefas diárias, sem se lembrarem do que se passou nos últimos tempos como guerreiras sem se conhecerem umas às outras, apenas Luna e Artemisa sabem que em tempos elas foram as guerreiras da justiça.

Logotipo Pretty Guardian Sailor Moon

Há muitos anos atrás existiu uma época chamada Silver Millenium (Milénio Prateado/de Prata), onde a Terra e todos os planetas viviam em paz, felizes e em plena harmonia. A Rainha Serenity governava o Reino da Lua e a sua grande missão era proteger uma pedra sagrada, o Ginzuishou (Cristal Prateado/de Prata), assegurando assim a existência da paz no Universo. A soberana educa a sua filha, a Princesa Serenity, para que seguisse os seus passos e se tornar um dia a nova Rainha da Lua, dando-lhe também quatro guardiãs dos planetas Mercúrio, Marte, Júpiter e Vénus, destinadas a protegê-la. Mas a princesa apaixona-se pelo Príncipe da Terra, Endymion, e passa a maior parte do seu tempo a olhar para as estrelas, a contemplar a Terra ou então descia mesmo até lá para se encontrar com o seu amor. O Príncipe da Terra tinha quatro generais: Zoisite, Kunzite, Jedite e Neflite, cujo dever era protegê-lo. Eram conhecidos como Shitennou.

Nesta altura, uma actividade anormal no Sol forma uma entidade maléfica, chamada Rainha Metalia. Pouco depois, há uma chuva de meteoritos durante a qual Metalia cai na Terra e passa a residir lá durante uns tempos até que conheceu uma nobre chamada Beryl. Esta era apaixonada pelo Príncipe Endymion mas ao descobrir que ele e a Princesa da Lua namoravam às escondidas ficou cheia de raiva e ciúmes. Estes sentimentos tornaram Beryl um alvo fácil para ser manipulado e Metalia aproveitou-se disso. Em seguida, Beryl manipula os quatro guardiões do príncipe e grande parte das pessoas da Terra para se juntarem ao seu Reino do Mal.

A Rainha Metalia conduziu um ataque ao Reino da Lua com o propósito de ficar com o Ginzuishou. Durante a batalha, Beryl matou as guardiãs que protegiam a princesa e tentou convencer o Príncipe Endymion a juntar-se ao Reino do Mal mas este recusa e protege a princesa que tanto amava. Dominada pela Metalia e cada vez mais enraivecida, a Rainha Beryl mata Endymion, e em desespero, a Princesa Serenity suicida-se por amor. Assim, Metalia destruiu o Reino da Lua.

Chorando a perda da sua única filha, a rainha pega no Ginzuishou e usa-o contra Metalia. Enfraquecida, ela não consegue usar todo o seu poder mas usa o suficiente para selar a Rainha Metalia e fazer renascer todas as pessoas na Terra muitos anos depois, incluindo a Princesa Serenity, o Príncipe Endymion, todos os seus guardiões e guardiãs e até mesmo Beryl.

Com Beryl renascida, a Rainha Metalia é libertada e começam a recolher energia para que esta acorde definitivamente. Mas apesar de ter jurado lealdade à Rainha Metalia, os verdadeiros objectivos da Rainha Beryl são apanhar o Ginzuishou e governar o mundo sozinha com o Príncipe Endymion. Assim, após Serenity e as suas guardiãs terem renascido na Terra, começam a travar batalhas contra os Shitennou, que estão novamente sob o controlo de Beryl, mas ainda sem terem recuperadas todas as suas memórias da vida anterior. O que sabem é que são Sailor Senshi renascidas, destinadas a encontrar e proteger a sua princesa. Quando aparece Sailor Venus, identifica-se como sendo a Princesa da Lua e durante algum tempo todas as restantes guerreiras a tratam como tal. Mas a sua verdadeira identidade só é revelada mais tarde, numa batalha contra Kunzite, onde Tuxedo Kamen fica gravemente ferido. É então que se descobre que a verdadeira Princesa da Lua é Usagi e que na sua vida anterior ela vivia um amor impossível com Endymion, que na realidade era Tuxedo Kamen. Nesta batalha, Beryl consegue apanhar Endymion e manipula-o também a seu favor.

Usagi fica arrasada e decidem viajar até a Lua com o objectivo de descobrir um modo de destruir o inimigo e salvar Endymion. Na Lua, vêem as ruínas do antigo Silver Millenium e aparece-lhes a Rainha Serenity, antiga governante do Reino da Lua e mãe da Princesa Serenity. Esta diz a Usagi que Mamoru se encontra vivo e que ela é a única capaz de derrotar o inimigo. Pouco depois as guerreiras descobrem uma antiga espada que só Vénus conseguia usar.

Endymion recupera-se com o poder da Rainha Beryl, vai atrás do Ginzuishou e descobre a base das Sailor Senshi, que se situava no Centro de Videojogos de Tóquio. Endymion e Beryl atacam as guerreiras e esta prende Sailor Moon até que lhe diga como usar o cristal. Sailor Moon recusa e a Jupiter salva-a de Beryl com a espada de Venus. Seguidamente, Venus recupera a sua espada e trespassa o peito de Beryl, matando-a. Como nenhuma das guerreiras consegue vencer Endymion, Luna convence Sailor Moon a matá-lo. Ela pega na espada e mata-o, cometendo suicídio logo a seguir, uma vez mais. A Rainha Metalia sente o poder do Ginzuishou a crescer e faz com que Sailor Moon e Endymion entrem dentro de si juntamente com o cristal. As Sailor Senshi tentam usar os seus poderes para selar novamente o inimigo mas em vão, pois são mortas por Metalia.

Dentro de Metalia, Sailor Moon e Endymion acordam e este encoraja-a a derrotar o demónio, revelando-lhe o seu ponto fraco. Sailor Moon usa então o poder do Ginzuishou e derrota Metalia, mas ao invés de morrer como a sua mãe no passado, faz com que todos renasçam novamente na Terra e continuem com as suas vidas normais, para que desta vez possa viver o seu amor.

Logotipo Pretty Guardian Sailor Mon Live Action Uma organização maléfica, o Reino das Trevas (Dark Kingdom), começara a causar problemas na Terra. Liderado pela Rainha Beryl, que servia Metalia, o seu objectivo era roubar a energia dos terrestres e encontrar o Cristal Prateado (Ginzuishou), de poder desconhecido, mas poderoso. Face a isto, Luna, uma gata com aparência de peluche, procurara por Usagi Tsukino, para a informar de que ela era uma guerreira navegante, a Sailor Moon, e que teria de fazer frente aos novos inimigos. Usagi é uma rapariga de 14 anos, muito expressiva e com uma personalidade bastante densa. Tem por ídolo a famosa cantora Minako Aino, que é a também famosa Sailor V, uma aliada da justiça. Usagi chegara até, a ser salva por ela. Em relação à escola, é muito desleixada, chegando todos os dias atrasada.   Quando Luna dá conta a Usagi dos graves acontecimentos e da sua missão, esta não acredita a princípio, nem estará muito confiante. Assim, Luna é obrigada a procurar as outras navegantes, descobrindo logo Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio, colega de turma de Usagi, bastante aplicada e um pouco distante dos colegas. Depois será a vez de Rei Hino, a Sailor Marte, guardiã do Templo de Hikawa, com uma personalidade bastante forte e independente. Mais tarde será a vez de Makoto Kino, uma recém-chegada à escola e turma de Usagi, que tinha fama de “Makoto-rapaz” e de ser um pouco violenta. As três raparigas estavam acostumadas a estarem sozinhas, sem amigos, e ao início serão um pouco distantes entre si, no entanto, Usagi, sempre preocupada com os outros e bem-disposta, fará com que isso se modifique. O objectivo das navegantes era descobrirem a sua princesa e impedirem o Reino das Trevas de obter o Cristal Prateado. Enquanto isso, Luna procurava informações acerca de Sailor V, que tinha por guardião Artemis, pois julgava que esta poderia ser a princesa, uma vez que fora a primeira a despertar como navegante. Nas batalhas, contavam com a ajuda do misterioso Tuxedo Kamen, que era Mamoru Chiba, figura pela qual Sailor Moon se apaixonara. Este procurava igualmente o Cristal Prateado, tendo desde logo a desconfiança por parte de Luna e das restantes guerreiras. Sailor V, chegará a dizer a Sailor Moon para se afastar de Tuxedo Kamen, mas esta, apesar de ficar pensativa com tais palavras, queria descobrir a identidade secreta do seu misterioso ajudante. Usagi chegara a considerar até, a hipótese de ser Motoki, o gerente da loja onde as navegantes tinham a sua sala de reuniões, que era amigo de Mamoru, com quem Usagi se dava bastante mal. Por esta altura, o Reino das Trevas tem três generais  ao serviço, sendo que Zoicite tinha sido o último a renascer. Zoicite tinha um comportamento bastante diferente dos outros generais, Jedite e Neflite, que possuíam uma grande rivalidade entre si, na conquista do afecto da Rainha Beryl. O Reino das Trevas começará a procurar Sailor V, em busca do Cristal Prateado, pois desconfiavam que esta poderia ser a princesa das navegantes, detentora do dito cristal. Nessa mesma altura, Minako Aino é hospitalizada, e recebe a visita de Usagi e Makoto, depois de uma confusão nos corredores. Minako era a única das guerreiras que tinha a sua memória completamente recuperada da vida anterior, e sabia que teria de lutar sozinha e proteger o Cristal Prateado e a Princesa da Lua. Decide por isso passar-se pela princesa, para desviar a atenção da verdadeira: Sailor Moon. Com efeito, Sailor V decide revelar a sua identidade de Sailor Vénus e de princesa às restantes guerreiras, numa batalha contra o inimigo. A partir daqui aparecerá sucessivamente nas batalhas. Com a chegada de Kunzite, o último dos quatro generais, a situação complica–se.  Tuxedo Kamen salvará Usagi de uma situação perigosa, mas a desconfiança das navegantes em relação a este, permanecerá. Usagi será a única a confiar em pleno no seu salvador, ao mesmo tempo que a sua relação com Mamoru se fora aproximando. Passarão algum tempo juntos, até que um dia, Usagi o vê com uma rapariga, a sair do seu apartamento. Makoto tentará ajudar a amiga, que ficara bastante abalada, e descobre que essa rapariga, Hina, era na verdade noiva de Mamoru. O pai desta criara-o desde a infância, e ambos haviam crescido juntos. Makoto, depois de muito hesitar, acabará por contar a Usagi. Enquanto isso, Marte descobre a identidade de Vénus, tentando descobrir por si as misteriosas acções da mesma. Ambas tinham uma relação um pouco conflituosa e Vénus chega a repreender a colega por ter deixado escapar um demónio. O poder das guerreiras ainda estava adormecido, e Rei decide concentrar-se e lutar sozinha contra o inimigo. Surpreendido com o desempenho das navegantes em batalha, Kunzite, que desejava no fundo ter a energia da Metália para si, decide tornar Mercúrio afecta à sua causa, tornando-a fiel ao Reino das Trevas. Mesmo não querendo, as guerreiras teriam de lutar, agora, contra a colega e amiga. Por seu lado, Zoicite, consciente das suas memórias da vida anterior, em que os quatro generais serviam o Príncipe da Terra, Endymion, que era Mamoru, tentará chamá-lo para si através da sua música, pois não desejava que a Terra passasse pela mesma calamidade de outrora. No entanto, terá a resistência por parte de Kunzite, que apesar de saber de tudo, ignorava tais memórias.   Por essa altura, Sailor Moon descobrirá a verdadeira identidade de Tuxedo Kamen, ao mesmo tempo que Hina descobre que Mamoru não a amava. Apesar de tudo, este promete ficar com ela, durante o tempo que ela quisesse. No entanto, apercebendo-se do amor de Mamoru por Usagi, Hina decide acabar com tudo. Na batalha, Jedite alia-se a Kunzite, que já desconfiava que Vénus não fosse a verdadeira princesa, e prepara uma emboscada para as navegantes, participando também Mercúrio. Vénus sabia que não iria conseguir manter o disfarce por muito mais tempo, e quando Tuxedo Kamen é gravemente ferido, Sailor Moon, desesperada, acaba por se transformar em Princesa Serenidade, assumindo a sua verdadeira forma. Nas suas lágrimas aparecerá o Cristal Prateado, que cura de imediato Tuxedo Kamen e faz as navegantes recuperarem totalmente as suas memórias do passado, em que o amor proibido da Princesa da Lua, Serenidade e do Príncipe Endymion, da Terra causara a destruição deste planeta.Usagi e Mamoru não poderiam ficar juntos.  A aparição do Cristal Prateado teve diversas consequências. Demonstrou a sua ligação com a Rainha Metália, que aumentou o seu poder, mas criou uma nova guerreira, Sailor Luna, que tendo ficado exposta ao cristal, ganhara a habilidade de se transformar em humana e de ajudar as navegantes. O feitiço lançado sobre Mercúrio ficará mais fraco, também, até que é quebrado definitivamente numa batalha que realiza contra Sailor Moon, em que a ferira gravemente.Entretanto aparece Mio Kuroki, que mais tarde se vem a descobrir que é a sombra de Beryl, uma rapariga que fora transferida para a turma de Usagi e que era uma cantora famosa, sendo uma espécie de rival de Minako. Rapidamente se familiariza com Usagi, tentando descredibilizar a sua imagem junto dos amigos. O poder da Metália continuará a aumentar, começando a aparecer demónios por toda a cidade. Ao mesmo tempo, Mamoru encontra-se diante dos seus antigos guardiães, levado por Zoicite, e será alvo da aproximação de Mio. Beryl desejava ter Edymion para si uma vez que fora apaixonada por ele no passado. Usagi e Mamoru decidem ficar juntos, apesar da reprovação de todos. No entanto, a reacção mais reprovadora virá por parte de Vénus que se aliará temporariamente a Zoicite, na separação dos dois, para que os erros do passado não voltassem a ser cometidos. Minako dedicará a sua vida presente em função da passada, colocando para trás a sua carreira de cantora, e até a sua saúde, que se encontrava cada vez mais frágil. Apesar dos desejos de Usagi, a Rainha Beryl acabará por ficar com Mamoru, fazendo-o saber de toda a verdade da vida anterior. Graças a isto, Usagi acaba por se transformar em Princesa Sailor Moon, bastante poderosa, mas com uma personalidade diferente. Determinada e triste por não ter Endymion consigo, esta considera que não vale a pena existir um mundo sem o seu amado. Usagi iria viver, assim, uma dualidade de personalidades. Se não controlasse os seus sentimentos de tristeza, revolta e angústia, revelaria em si alguém com uma personalidade poderosa e determinada em encontrar o seu amado, disposta a tudo. Esse facto não seria benéfico, nem para as navegantes nem para o Reino das Trevas, e Usagi irá, assim, realizar um árduo treino de controle dos seus sentimentos mas nem sempre conseguirá conter-se.   Na sua forma de Príncipe Endymion e consciente de todo o passado e de que os dois deveriam estar separados, Mamoru declara guerra a Usagi, mas esta no entanto não mudará os seus sentimentos. Entretanto descobrira a verdadeira identidade de Vénus. Com a sua imagem junto da Rainha Beryl bastante descredibilizada, Nephlite acabará por ser expulso e reduzido à condição de ser humano, sem quaisquer poderes. Acaba por ir trabalhar para a loja de Motoki, dando-se bastante mal ao início. O poder da Rainha Metália, e consequentemente dos demónios continuava a aumentar progressivamente. Até os objectivos da Rainha Beryl acabarão por ser ultrapassados pela energia da Metália, começando a ficar fora de controlo. Igualmente, por diversas vezes, Usagi acabaria por se transformar em Princesa Sailor Moon. Numa batalha, chegara a ferir Sara Tavares (Naru Osaka), a sua colega e amiga de turma, que se aproximara bastante, e que recentemente havia descoberto as identidades de Sailor Moon e de Júpiter, juntamente com Motoki. Makoto e Motoki haviam-se aproximado cada vez mais, nos últimos tempos.Zoicite continuava deter minado a servir Príncipe Endymion, e tentará despertar a consciência de Jedeite, que continuava a cumprir as ordens da Rainha Beryl, mas acaba por ser impedido por esta. Mais tarde, estando a defender Sailor Moon, acaba por ser morto por um demónio.   Entretanto, a saúde de Minako estava cada vez mais frágil, e teria pouco tempo de vida, mas apesar da repreensão de Artemis e Marte, que declara que em nada está interessada na vida passada, decide continuar a lutar, não querendo se sujeitar à operação, que era a única hipótese que tinha de se salvar. Ao mesmo tempo, Minako apercebe-se que deixara de se conseguir transformar, numa luta importante, em que o demónio estava possuído pela Metália. A batalha fora complicada, onde Luna e Mercúrio nada puderam fazer, e Júpiter, sensibilizada com a decisão de Minako em dedicar toda a sua vida em função do passado, tenta até um ataque suicida. Vénus, apesar de ser a líder, fora a última a despertar todos os seus poderes. O gesto de Júpiter fê-la reflectir sobre a sua obsessão da vida passada, e decide realizar a operação, no entanto, apesar de tudo, no último momento decide não a fazer. Apesar de procurarem, as navegantes não a conseguirão encontrar. Numa tentativa de acabar com tudo, Endymion selará Metália dentro de si, ao mesmo tempo que Beryl perdera os seus poderes de controlar o mundo. Endymion teria em vista, em último caso, morrer com a Metália dentro de si e desta forma Kunsite, lembrando-se que Endymion tinha dito aquelas mesmas palavras no passado, e que tudo acabara mal, lutará juntamente com Jedeite contra o príncipe, acabando por ser morto. As suas últimas palavras dirigiram-se para Jedeite, dizendo que o seu verdadeiro mestre era o Príncipe da Terra. Endymion acabará por perder o controlo sobre si, dando-se início à batalha contra a Rainha Metália. Bastante poderoso, matará desde logo Mio Kuroki, e lutará em seguida contra Sailor Moon, Mercúrio, Marte e Júpiter. A batalha parecia perdida, até que a consciência de Mamoru diz a Sailor Moon para o matar. Usagi sabia que era a única solução, e apesar das amigas tentarem impedi-la, esta acaba por matar Endymion, e consequentemente a Rainha Metália. Mais tarde, estando nos domínios do castelo da Rainha Beryl, Sailor Moon dá conta daquilo que fizera, e em desespero, de imediato se transforma em Princesa Sailor Moon. Esta não vê qualquer razão para a própria e o planeta Terra existirem, e prepara-se para destruí-lo. Determinada a impedir a princesa de fazer tal coisa, e sabendo que Usagi jamais o quereria fazer, Ami decide lutar com todas as suas forças contra a princesa. Makoto e Rei juntam-se a ela, numa batalha em que confrontaram os próprios soldados da Princesa Sailor Moon. Enquanto a Terra estava a ser destruída, a Rainha Beryl desiste de tudo e retira o feitiço que ainda detinha sobre Jedeite, aconselhando-o a fugir. Contudo este decide ficar a seu lado. Apesar da luta, tudo aquilo que mais se receava acaba por acontecer. O Cristal Prateado destrói a Terra, aparecendo apenas a Princesa Sailor Moon, com a consciência de Usagi. Diante de si, Endymion diz-lhe que ainda poderia usar o Cristal Prateado, desta vez para fazer reviver todo o planeta, mas a sua vida seria sacrificada. Assim, a Terra fora completamente reconstruída. A vida de cada uma das navegantes voltara a ser como dantes, mas algo as faz lembrar de Usagi. As lembranças de Ami, Rei, Makoto e Minako fazem Usagi reviver, enquanto que as dos quatro generais farão o mesmo por Mamoru. Os dois voltarão para a Terra, e Usagi reencontra-se com as amigas. Tendo a Terra voltado ao normal, Usagi e Mamoru decidem casar-se. No entanto, sem se saber como, Mio Kuroki volta dotada de um grande poder e estava decidida a ser a própria a casar-se com Mamoru, para governar a Terra. As navegantes tentaram transformar-se, mas não o conseguiram fazer, sendo obrigadas a procurar a Espada Mística (menos Rei, que fora gravemente ferida), para lutarem por uma última vez. Enquanto isso, Mamoru e Usagi foram raptados e levados para o palácio de Mio, mas ao conseguirem escapar, são perseguidos por demónios. Para os salvarem contarão com a ajuda dos guardiães de Mamoru. Após serem vencidos os demónios, Mio assume a liderança da batalha, mesmo antes de Mercúrio, Júpiter e Vénus chegarem. As guerreiras farão o ataque conjunto do Planeta das Navegantes, acabando por vencer. Tendo a paz voltado à Terra, finalmente Usagi e Mamoru puderam casar-se, partindo em seguida de viagem.

Existem várias diferenças entre cada umas das adaptações realizadas ao longo dos anos.

A primeira versão,o manga (1992), difere dos animes em vários aspetos. A adaptação mais fiel é a de Sailor Moon Crystal (2014), seguida pelo Live-Action (2004), e, por último, a mais divergente é o primeiro anime (1992).

Confere algumas diferenças na lista abaixo:

Diferenças entre adaptações

Episódio 1

  • No primeiro capítulo, a Usagi não tem qualquer sonho com um príncipe e uma princesa;
  • Usagi tenta salvar Luna e o Motoki no seu sonho;
  • Usagi não fica com o coração acelerado depois de estar pela primeira vez com Mamoru mas comentou que ele era estranho e pretensioso. Mas em ambas as versões, manteve o comentário sobre ele usar um smoking a meio da tarde;
  • A máquina de jogos em que Usagi joga Sailor V é muito mais avançada do que a da manga, tendo em atenção as diferenças entre os anos de 1994 e 2014;
  • Quando se transforma, Sailor Moon tem também uma máscara juntamente com o seu novo fato que usa para ouvir e ver a Naru em perigo;
  • Ami Mizuno não aparece no primeiro ato da manga;
  • No capítulo original, Usagi não sabe o nome de Motoki e chama-o de ‘onii-san’ e assim se manteve até ao ato 5;

Episódio 2

  • Ami não diz ‘Mercury Power, Make Up!’ na primeira vez em que se transforma;
  • Usagi não tem um laptop, em vez disso, usa os computadores da sua escola;
  • Rei não aparece;
  • Ami não tem qualquer visão sobre o Palácio da Lua por se encontrar com Usagi;
  • No início do capítulo, quando Usagi regressa a casa, Ikuko chama Luna de ‘gata com falta de pêlo em forma de quarto-crescente’, e Luna arranha-a por isso;
  • O ataque de nevoeiro de Mercúrio não tem nome no Ato 2 da manga;
  • Usagi, Yumiko e Naru estão a mudar de roupa nos vestiários quando reparam em Kuri a dirigir-se para o Seminário Crystal;
  • Luna pesquisa por possíveis aliados num local não especificado (talvez o Reino da Lua) em vez de o fazer com o jogo de Sailor V, na loja de videojogos;

Episódio 3

  • As mães não acusam Usagi de ter raptado os seus filhos;
  • Durante o ataque, Jadeite é enganado por Sailor Moon para apanhar a sua tiara e Luna usa o computador para acionar essa armadilha;
  • Haruna aparece no início pedindo desculpa por chegar atrasada e repreende Usagi por trazer uma gata para a aula, e mais tarde aparece a aconselhar os alunos a terem cuidado com os raptos;
  • Sailor Marte convoca Phobos e Deimos enquanto luta Jadeite;
  • Mamoru visualiza Sailor Moon junto a Usagi por breves momentos enquanto estava no autocarro;
  • Rei não tem qualquer visão do Palácio da Lua;
  • Rei não diz a frase ‘Mars Power, Make Up!’ quando se transforma pela primeira vez;
  • Jadeite é queimado vivo por Marte, ficando um cadáver carbonizado

Episódio 4

  • Rei diz estar farta de lutar contra Youmas, em Crystal, mas não vai tão longe como na manga ao dizer que era uma pessoa ocupada e ao expressar as suas dúvidas sobre a credibilidade de Luna relativamente à identidade da princesa;
  • Ami não ensina Rei a jogar Sailor V;
  • Jadeite não estava vivo;
  • Kunzite não tem qualquer cena neste capítulo;
  • Quem estava sob disfarçe era um Youma e não Nephlite;
  • Usagi embebeda-se;
  • Os Shitennou não aparecem todos juntos antes das Sailor Senshi;
  • Nephlite não aparece na batalha; apenas dá as ordens através do Dark Kingdom;
  • Sailor Moon lança o seu novo ataque ‘Moon Twilight Flash!’

Episódio 5

  • No início do capítulo, Usagi sonha que enquanto está com um vestido, ouve alguém a chamar por si mas não vê bem por causa de um nevoeiro intenso;
  • Enquanto Usagi e Luna estão a ir para a escola, Luna aconselha Usagi a não se aproximar de Tuxedo Kamen mas ela lembra-se do que sente sempre que está perto dele. Fica distraída e, sem querer, vai parar ao meio da rua;
  • Umino não aparece para falar a Usagi, Yumiko e Naru da maldição da loja de vestidos de noiva;
  • O professor que pára Makoto questiona-a apenas sobre o seu uniforme mas não sobre a sua cor de cabelo, como na manga;
  • Makoto não tem qualquer visão do Reino da Lua quando conhece Usagi;
  • Há um manequim de noiva no balcão da loja;
  • O avô da Rei tem uma pequena cena;
  • Nephlite era o próprio manequim disfarçado, não aquele que o controlava;
  • Nephlite é morto pelos ataques ‘Flower Hurricane!’ e ‘Júpiter Thunderbolt!’, de Júpiter;
  • Nephlite não reconhece qualquer familiaridade nos ataques baseados em plantas e relâmpagos de Júpiter;
  • Usagi usa a sua Disguise Pen para se transformar num noivo para apanhar Nephlite desprevenido;
  • Tanto Kunzite como Zoisite aparecem no final do capítulo;
  • Não há qualquer cena onde o sempai de Makoto lhe diz estar a namorar;

Episódio 6

  • Usagi é apanhada pelo feitiço do Dark Kingdom e também tenta encontrar o Cristal Prateado;
  • Nephlite não tem qualquer cena pois foi morto no arco anterior pelos ataques ‘Flower Hurricane!’ e ‘Júpiter Thunderbolt!’ de Sailor Júpiter;
  • A Rainha Beryl não confronta as Sailor Guardians.  Apenas o faz muito mais tarde;
  • Sailor V não fala diretamente com Usagi através do seu jogo até ao capítulo 7 da manga;
  • Luna verbaliza um código em vez de primir alguns botões no jogo de Sailor V, para abrir as escadas debaixo, e apenas Ami se encontrava consigo;
  • Zoisite não luta contra as Sailor Guardians nem elas estão feridas quando o enfrentam;
  • O Dark Kingdom rouba a energia vital das pessoas diretamente pelas suas televisões;
  • Zoisite não é gravemente ferido pelo ‘Moon Healing Escalation!’
  • Sailor V não tem uma cena onde aparece sozinha, sem falar, e Artemis não aparece, de todo, neste ato.

Episódio 7

  • O Dark Kingdom usa cassetes de vídeo para controlar as pessoas em vez de DVDs (DVDs não existiam quando a manga foi lançada inicialmente);
  • Zoisite é morto pelo ataque da Sailor V;
  • Enquanto pesquisa sobre Sailor V, Ami usa um laptop em vez de um iPad (chamado FinePad no anime);
  • Tuxedo Kamen não admite que o seu desejo mudou, de encontrar o Cristal Prateado para proteger a Usagi;
  • O cristal que Zoisite cria para matar Sailor Moon é muito mais pequeno em Sailor Moon Crystal;
  • No episódio de Crystal, o apartamento de Mamoru tem uma televisão HD fixada na parede e bastante moderna. Não existia na manga, quando foi inicialmente publicada.

Episódio 8

  • Kunzite não está diretamente com Sailor Vênus. Em vez disso, atrai as Sailor Senshi para a Torre de Tóquio ao roubar a partir dali a energia da cidade;
  • Sailor Vênus não tenta fazer com que Kunzite se relembre quem ele era na verdade;
  • Minako não pretende enfentar sozinha o inimigo;
  • Uma cena entre Usagi e o seu pai depois de acordar não é incluída no segundo anime;
  • Sailor Vênus ataca Tuxedo Kamen com a sua corrente antes dele fugir;
  • Zoisite não aparece já que foi morto por Sailor V no capítulo anterior;
  • Sailor Marte, Sailor Vênus e Sailor Mercúrio nunca atacaram Kunzite com os seus poderes.  Apenas Sailor Júpiter o ataca usando ‘Supreme Thunder!’

Episódio 9

  • Kunzite é o único dos Shitennou que começa a relembrar-se do Príncipe Endymion enquanto trabalhava para o Dark Kingdom, uma vez que era o único sobrevivente dos Shitennou nessa altura;
  • Quando aparece o Cristal Prateado, a sua luz forte e brilhante é vista por Umino, que julgou ser uma estrela transformada em supernova. E demonstrou também a grande quantidade de poderes curadores e de vida, ao fazer flores crescerem e desabrocharem e curando uma criança doente;
  • O pesadelo de Usagi com Tuxedo Kamen no Dark Kingdom era mais visível, mostrando a Rainha Beryl a matá-lo e mostrando partes do seu crânio.

Episódio 10

  • A relação mais forte e romântica entre Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus com os quatro cavaleiros do Príncipe Endymion não era concreta como passou a ser em Sailor Moon Crystal;
  • O último dos Shitennou, Kunzite, morre com um ‘Sailor Planet Attack!’, significando isso que todos os Shitennou tinham morrido quando Beryl renasce Tuxedo Kamen como inimigo;
  • As pedras preciosas dos Shitennou tinham formas diferentes entre si;
  • As Sailor Guardians usavam os seus uniformes escolares, com exceção de Rei, que estava com as suas roupas de sacerdotisa quando estavam no parque;
  • A Princesa Serenity apunhala-se no peito, ao invés do abdómen conforme mostrado no anime.

Episódio 11

  • O Príncipe Endymion usa os seus poderes maléficos para fazer desaparecer o verdadeiro Endou, quando toma o seu lugar;
  • Mamoru usa roupas civis quando encontra Usagi na rua. Ele usa o seu uniforme escolar no segundo anime;
  • Minako lasca um pouco do chão de mármore da casa de Ami ao experimentar a espada sagrada;
  • Na manga, é a Minako quem pára a Makoto de tentar tirar o Cristal Prateado e não Rei.

Episódio 12

  • A força e as habilidades de Beryl não estavam ligadas a nenhuma peça de joelharia dada pela Rainha Metalia;
  • A Rainha Beryl é morta pela espada sagrada de Sailor Vênus;
  • Todos os Shitennou são mortos pelas Sailor Guardians antes  de enfrentarem Endymion e Beryl;
  • A Rainha Beryl tenta apenas estrangular Sailor Moon com o seu cabelo preênsil;
  • Motoki olha para as Sailor Guardians e repara que são Usagi, Ami, Rei, Makoto e Minako;
  • O ‘Rolling Heart Vibration!’ é usado pela Sailor Vênus contra Endymion.

Episódio 13

  • Mamoru ficou temporariamente cego pouco tempo após acordar;
  • As Inner Senshi voltam à sua central de comandos depois de usar o ‘Sailor Planet Attack!’ contra Metalia;
  • Há um flashback do Silver Millenium com o Príncipe Endymion e a Princesa Serenity depois das Sailor Guardians cederem os seus poderes ou as suas canetas de transformação para acordarem Sailor Moon.

Episódio 14

  • A forma humana da Luna não é vista até ao encontro com a Princesa de Neve Kaguya;
  • Rei telefona para a casa da família de Usagi para ver se ela estava a pé. No entanto, Ikuko explica alegremente que a filha já havia saído.

Episódio 1

  • Ami Mizuno não é referida nem aparece durante o primeiro episódio e até ao 8;
  • A Rainha Beryl é vista desde o primeiro episódio, ao contrário da versão Crystal onde apenas aparece no Ato 2;
  • Mayumi, a mãe da Naru, não é vista no primeiro episódio apesar de Morga referir que ela se encontrava trancada na cave. Em Crystal, ela é brevemente vista amarrada e amordaçada em baixo da loja, tal como na manga.

Episódio 2

  • Contrariamente ao primeiro episódio do anime original, este episódio marca a primeira cena com a Rainha Beryl;
  • Mercúrio não entra até ao episódio 8 no primeiro anime, ficando Sailor Moon a lutar sozinha por vários episódios;
  • Tuxedo Kamen e Rei não aparecem;
  • Em Crystal, o símbolo de Mercúrio na testa de Ami tem um círculo mas no primeiro anime tem a forma de um coração;
  • As roupas de Mercúrio têm enchimento de ombros;
  • Mercúrio usa ‘Shabon Spray!’ contra o Youma;
  • O Youma usa uma disquete para controlar os estudantes;
  • O Youma faz os estudantes atacarem Sailor Moon;
  • Ami foi a única estudante do Seminário Crystal que não ficou controlada pelo Dark Kingdom;
  • Usagi e Luna usam os computadores da escola para decifrarem o conteúdo da disquete.

Episódio 3

  • Há um episódio de distância entre a estreia de Mercúrio e de Marte, contrariamente a todas as outras versões da série;
  • Tanto Nephlite como Zoisite não aparecem neste episódio;
  • Um Youma conduz o autocarro em vez do próprio Jadeite;
  • Luna nunca pensou que Rei pudesse ser a princesa;
  • As pessoas raptadas são levadas para outra dimensão em vez do Dark Kingdom;
  • Ami não se transforma em Sailor Mercúrio;
  • Sailor Mercúrio não aparece ao lado de Sailor Moon e Sailor Marte;
  • Jadeite não enfrenta diretamente as Sailor Senshi nem demonstra poderes criocinéticos.

Episódio 4

  • Ami não ensina Rei a jogar Sailor V;
  • Jadeite não estava vivo;
  • Makoto não aparece;
  • Nephlite usa Naru para fazer entrar um Youma na festa;
  • Usagi embebeda-se;
  • Luna atira o chapéu-de-chuva para Usagi enquanto ela e Tuxedo Kamen estavam a cair. O chapéu-de-chuva não é a Disguise Pen;
  • Sailor Moon não recebe uma tiara nova, mais forte e com poderes mágicos;
  • Sailor Moon destrói a sombra com ‘Moon Tiara Action’.

Episódio 5

  • A entrada de Sailor Júpiter é feita vários episódios depois da entrada de Marte;
  • ‘Flower Hurricane!’ nunca foi usado na primeira temporada;
  • O Ceptro Lunar era rosa claro e dourado/amarelo em vez de rosa claro e prateado;
  • Nephlite e Sailor Júpiter nunca se encontram pois é morto por um dos Youmas de Zoisite antes do episódio da estreia de Júpiter;
  • O monstro-do-dia era completamente diferente e marcou o início do arco dos sete Rainbow Crystals místicos e dos Sete Grandes Youmas;
  • Motoki nunca foi uma vítima do Dark Kingdom.

Episódio 6

  • Zoisite nunca recolhe energia para o Dark Kingdom;
  • Zoisite não tem a habilidade de usar grandes explosões de energia, invés disso, usa pétalas de flor, fragmentos de gelo e fogo;
  • ‘Moon Healing Escalation!’ não é usado como ataque ofensivo mas como curador mágico para aqueles que eram controlados e transformados em monstros pelo Dark Kingdom;
  • A Rainha Beryl nunca confronta diretamente as Sailor Senshi durante toda a temporada, exceto Sailor Moon no último episódio.

Episódio 7

  • O aspeto da Rainha Metalia é mais parecido com a manga, pois no primeiro anime, ela é parecida com uma nuvem;
  • Zoisite não é morto por um ataque de Sailor V mas pela Rainha Beryl, a seguir;
  • A Rainha Beryl mantém-se fiel à Rainha Metalia durante toda a temporada e não tenta ficar com o Cristal Prateado para si..

Episódio 8

  • Tuxedo Kamen é mortalmente ferido por Zoisite quando tenta proteger Sailor Moon;
  • A intensa batalha ocorre num edifício criado pelo Dark Kingdom, chamado Torre Starlight;
  • Vênus usa uma caneta de transformação mística semelhante à das outras três guerreiras mas na manga e no segundo anime, usa a da época em que era a Sailor V;
  • Os sete Rainbow Crystals aparecem mas são roubados de Mamoru e dados a Kunzite, por precaução. Mais tarde, e graças às lágrimas de Usagi, unem-se num só, transformando-se no Cristal Prateado;
  • Zoisite encurrala Mamoru e Usagi num elevador para os incinerar até à morte.

Episódio 9

  • A Rainha Beryl não assiste ao primeiro rapto de Tuxedo Kamen, que foi feito por Kunzite e Zoisite;
  • O Cristal Prateado forma-se pela primeira vez quando os sete Rainbow Crystals se reuniram e tornaram-se num só. Tinha, também, um aspeto mais esférico e foi fixado no Moon Stick, que ampliou e fortaleceu em muito as suas habilidades curativas;
  • Os sete Rainbow Crystals reunem-se num só para se tornarem no Cristal Prateado e a revelação de Sailor Moon como Princesa Serenity acontece num edifício criado pelo Dark Kingdom chamado Torre Starlight;
  • Um fragmento do Cristal Prateado não vai parar ao corpo do Príncipe Endymion;
  • Luna nunca sugere irem à Lua para obter respostas sobre as suas vidas passadas ou sobre o atual inimigo;
  • Sailor Vênus não se revela como a verdadeira líder das Inner Sailor Senshi do Sistema Solar;
  • O cabelo de Usagi não cresce até ao mesmo comprimento do da Princesa Serenity após regressar a casa;
  • Aparece o Moon Stick e os seus grandes poderes curativos são usados com o Cristal Prateado a partir daí.

Episódio 10

  • A espada mística feita de puro Cristal Prateado nunca foi vista ou usada pelas quatro Inner Senshi;
  • O Cristal Prateado estava apenas afixado no Moon Stick e não tinha qualquer fio ou suporte que o segurava nem foi usado como pendente no pescoço de Usagi;
  • As Sailor Senshi não foram intencionalmente à Lua, mas acidentalmente enquanto lutavam contra Kunzite;
  • A Princesa Serenity não cometeu suicídio por desespero da morte do seu amado Príncipe Endymion mas ambos foram mortos pela Rainha Beryl durante a invasão ao Reino da Lua;
  • As quatro Sailor Senshi não lutaram contra os quatro Heavenly Knights ao mesmo tempo para defenderem o Cristal Prateado e a Princesa Serenity, apenas Kunzite;
  • Jadeite, Nephlite, Zoisite e Kunzite nunca tiveram cenas (ainda que em memórias passadas) como sendo os Four Knights do Príncipe Endymion durante o Silver Millenium, nem estavam envolvidos emocionalmente c om as quatro Inner Senshi.

Episódio 11

  • Luna não fica gravemente ferida ao ser atacada pelo Tuxedo Kamen mas eventualmente por Kunzite;
  • Usagi, Rei, Makoto e Minako nunca visitam o apartamento de Ami;
  • Minako não possui a espada com o Cristal Prateado encrustrado;
  • O Tuxedo Kamen não tem quaisquer tipo de poderes hipnóticos mas tinha a missão de roubar o Cristal Prateado de Usagi, que ocorreu num cabeleireiro;
  • Makoto não é hipnotizada no primeiro anime;
  • Na primeira cena com Reika Nishimura, ela é um dos Sete Grandes Youmas que tem um dos sete Rainbow Crystals dentro de si;
  • As Sailor Senshi não têm um comando central e vão principalmente para o templo de Rei, usado como base de operações;
  • A Rainha Beryl não consegue pessoalmente obter o Cristal Prateado nem disse ser uma pessoa completamente diferente de há mil anos atrás, referindo que já se tinham encontrado antes;
  • O Cristal Prateado nunca tomou a forma de uma lágrima nem foi usado como pendente por Usagi mas apenas ligado ao Moon Stick o tempo todo;
  • Usagi não tem qualquer pesadelo com as ruínas esquecidas do próspero Reino da Lua, do Silver Millenium ou do seu amado, Príncipe Endymion.

Episódio 12

  • A Rainha Beryl funde-se com a Rainha Metalia e tornam-se uma só e ambas são destruídas pela Princesa Serenity e pelo grande poder do Cristal Prateado e do Moon Stick;
  • Jadeite, Nephlite e Zoisite foram mortos por outros inimigos e Kunzite foi morto quando Sailor Moon lhe desviou o ataque, com o seu Moon Stick;
  • A Rainha Beryl convoca as DD Girls para destruírem as quatro Sailor Senshi ao fazê-las pensar que os seus amados haviam sido capturados;
  • A Rainha Beryl não possui um cabelo preênsil;
  • A espada sagrada nunca foi mencionada ou pareceu existir, sequer;
  • A Sailor Moon foi a única a enfrentar diretamente a Rainha Beryl e a Rainha Metalia, conseguindo destruí-las com os espíritos das quatro Sailor Senshi que lhe partilharam os poderes;
  • A Sailor Moon não tira propositadamente a sua vida mas morre ao utilizar ao máximo os vastos poderes do Cristal Prateado para destruir Beryl e Metalia de uma vez só, tal como a sua mãe tinha feito no passado.

Episódio 13

  • O Ceptro não cresceu para um cetro maior e mais fino. Permaneceu pequeno e foi usado com o Cristal Prateado (em forma esférica) contra Beryl e Metalia, que se tinham fundido numa só;
  • Sailor Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus não utilizaram toda a energia das suas canetas de transformação para afastar Metalia, sacrificando as suas vidas no processo. Em vez disso, elas haviam já perecido nas mãos das DD Girls;
  • O Planeta Terra não ficou totalmente encoberto por pura energia negra com o renascimento da Rainha Metalia;
  • A Luna nunca foi à Lua para pedir a ajuda da Rainha Serenity mas ficou na casa de Usagi, na Terra, com Artemis. Os dois gatos nunca possuíram quaisquer tipo de teletransportação para longas distâncias;
  • O Príncipe Endymion não foi protegido pelos espíritos dos quatro Heavenly Knights mas foi morto pela Rainha Beryl na caverna do Dark Kingdom. Ele libertou-se do controle inimigo quando Sailor Moon lhe mostrou a sua star locket;
  • A Rainha Metalia não absorveu o Ginzishou, não tendo ficado muito mais poderosa  com isso;
  • As Inner Senshi não enfrentaram a Rainha Beryl ou a Rainha Metalia, pois foram mortas antes disso;
  • O símbolo vermelho em forma de estrela na testa da Rainha Metalia nunca foi demonstrado ser o seu ponto fraco;
  • Sailor Moon nunca foi absorvida para a grande energia negra da Rainha Metalia;
  • O Cristal Prateado nunca cresceu ao ponto de cobrir um corpo inteiro.

Episódio 14

  • A forma humana de Luna foi apenas vista uma vez, no segundo filme, durante a batalha final entre a Super Sailor Moon, as oito Sailor Senshi contra a Princesa de Neve Kaguya;
  • As Sailor Senshi e o Tuxedo Kamen morrem e renascem sem as suas memórias após a derrota do Dark Kingdom. Mais tarde são recuperadas por Luna;
  • Sailor Moon obtém o alfinete Crystal Star muito após a derrota do Dark Kingdom, enquanto lutava os dois aliens do arco Makaiju;
  • Chibi-Usa não aparece até depois das cinco Sailor Senshi lutarem contra os dois aliens do arco Makaiju que chegaram após a derrota do Dark Kingdom;
  • Usagi e Mamoru não vão os dois à Lua nem o Silver Millenium foi totalmente restaurado no seu antigo esplendor e glória;
  • A Sailor Moon nunca mais usa o Moon Stick nem o ataque ‘Moon Healing Escalation!’ após ganhar o alfinete Crystal Star;
  • Nunca foi revelado o Mamoru ter qualquer tipo de habilidades únicas na sua forma civil.
  • Os Youmas (monstros do dia) não existem no manga;
  • Não existem os 7 cristais arco-íris;
  • Usagi (Bunny) descobre que Mamoru (Gonçalo) é o Mascarado e vice-versa muito mais cedo do que no anime, já no Baile de Máscaras e apaixonam-se antes de saberem as suas identidades no passado;
  • Vénus diz ser a princesa da lua, e em vez de ter uma tiara, tem um quarto crescente;
  • Sailor Moon tem três tiaras diferentes ao longo do arco;
  • Os fatos das navegantes são diferentes- Mercúrio não tem os bordos nos ombros, Júpiter tem na sua tiara uma antena que não desce, Vénus tem a corrente do amor na saia como acessório e Sailor Moon tem óculos e já os famosos acessórios brancos de cabelo;
  • A caneta de transformação de Vénus é diferente das outras (provém do manga Codename wa Sailor V) e o alfinete do prisma lunar de Usagi é muito mais complexo do que o do anime;
  • As navegantes têm mais ataques do que no anime, aliás muitos ataques do anime nem existem no manga, como por exemplo Espuma de Sabão, Alma de Fogo, Raio Crescente e Tiara Lunar! Exemplos de ataques no manga:
    • Moon Twilight Flash, Moon Frisbee – Sailor Moon,
    • Super-Dimensional Space Warp- Sailor Mercúrio,
    • Flower Hurricane- Sailor Júpiter,
    • Sailor V Kick, Boomerang, Rolling Heart Vibration- Sailor Vénus
  • Vénus é lider das inners, e tem a espada de protecção da princesa;
  • Rei (Rita) é mais madura e não está sempre a implicar com Usagi;
  • O Milénio de Prata é restaurado;
  • Usagi nunca utiliza o Cristal Prateado no Ceptro Lunar, utiliza-o num colar;
  • O ceptro real lunar da fase R do anime é dado pela Rainha Serenidade neste primeiro arco, e é com ele que Sailor Moon derrota Metalia;
  • Usagi diz aos pais que é Sailor Moon mas eles não acreditam;
  • A base das Sailor Senshi é no salão de jogos, por de baixo do jogo da Sailor V;
  • Motoki (Mário) o rapaz do salão de jogos, sabe a identidade das navegantes;
  • Não é mostrado qualquer tipo de romance entre Zoicite e Kunzite;
  • Beryl é morta por Vénus, Jedite por Marte, Neflite por Júpiter e Zoicite por Vénus. Kunzite é morto pelo Sailor Planet Attack;
  • Os quatro generais são transformados em pequenas pedras e Mamoru fica com elas;
  • O amor entre Neflite e Naru (Sara) não existe;
  • O inimigo final é a Rainha Metalia e não a Super Rainha Beryl;
  • É dito que a Rainha Serenidade (mãe da Princesa Serenidade) é a reencarnação da deusa da Lua, Selene;
  • O Cristal Prateado pode assumir várias formas;
  • Sailor Moon mata Endymion com a espada, e depois comete suicídio tal como tinha feito na Lua;
  • O Cristal Prateado transforma-se num grande túmulo de cristal enquanto Metalia ataca Sailor Moon e Endymion;
  • Sailor Moon acorda dentro de Metalia e as suas lágrimas fazem com que o Cristal Prateado mude de forma e se transforme em forma de flor (Filme R e a estrela de semente na fase Sailor Stars).

Cada adaptação dividiu o enredo em diversas partes. O manga e Sailor Moon Crystal divide-o em 14 atos (capítulos), o anime em 46 episódios, e o Live-Action em 49 episódios mais 3 atos extra.

Lista de Episódios / Atos

International Sailor Moon Crystal Logo

Episódio 1

Título Original: Ato 1 – Usagi, Sērā Mūn
(Usagi, Sailor Moon)
Data de exibição: 05 de Julho de 2014
Título Adaptado: Episódio 1 – Usagi, Sailor Moon
Data de exibição: 02 de Maio de 2015
Numa manhã, quando estava atrasada para a escola, Usagi Tsukino tropeça numa gata falante que, mais tarde, a transforma em Sailor Moon, uma super heroína com um uniforme de marinheiro. No mesmo dia, ela conhece Tuxedo Kamen, um misterioso homem que usa um smoking e a deixa encantada.

Episódio 2

Título Original: Ato 2 – Ami, Sērā Mākyurī
(Ami, Sailor Mercury)
Data de exibição: 19 de Julho de 2014
Título Adaptado: Episódio 2 – Ami, Sailor Mercury
Data de exibição: 03 de Maio de 2015
Usagi conhece uma nova colega de escola chamada Ami Mizuno, um génio que tira notas perfeitas e frequenta explicações no Seminário Crystal.

Episódio 3

Título Original: Ato 3 – Rei, Sērā Māzu
(Rei, Sailor Mars)
Data de exibição: 02 de Agosto de 2014
Título Adaptado: Episódio 3 – Rei, Sailor Mars
Data de exibição: 09 de Maio de 2015
Uma rapariga chamada Rei Hino tem grandes poderes espirituais e atrai a atenção de algumas mães de jovens que a acusam do rapto dos seus filhos. Usagi interessa-se pela beleza da jovem sacerdotisa e decide conhecê-la. Luna suspeita que Rei possa ser a Princesa da Lua ou mesmo a terceira Sailor Guardian.

Episódio 4

Título Original: Ato 4 – Masukarēdo, Kamen Butōkai
(Masquerade, Baile de Máscaras)
Data de exibição: 16 de Agosto de 2014
Título Adaptado: Episódio 4 – O Baile de Máscaras
Data de exibição: 10 de Maio de 2015
Há uma festa na embaixada do Reino de D, o maior produtor mundial de diamantes. O objetivo da festa é mostrar ao público o seu tesouro nacional pela primeira vez. Luna e as Sailor Guardians suspeitam que ali possa estar o Ginzuishou que procuram. Mas o Dark Kingdom pensa o mesmo.

Episódio 5

Título Original: Ato 5 – Makoto, Sērā Jupitā
(Makoto, Sailor Jupiter)
Data de exibição: 06 de Setembro de 2014
Título Adaptado: Episódio 5 – Makoto, Sailor Júpiter
Data de exibição: 16 de Maio de 2015
Makoto é uma “maria-rapaz” que é transferida para a escola de Usagi. Luna suspeita que ela poderá ser a quarta Sailor Guardian da equipa que tem o objetivo de encontrar a Princesa da Lua e o Ginzuishou.

Episódio 6

Título Original: Ato 6 – Takishīdo Kamen, Takishīdo Masuku
(Tuxedo Kamen, Tuxedo Mask)
Data de exibição: 20 de Setembro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 17 de Maio de 2015
Tuxedo Kamen revela-se ao público dizendo ser um criminoso que procura o Ginzuishou.

Episódio 7

Título Original: Ato 7 – Chiba Mamoru, Takishīdo Masuku
(Mamoru Chiba, Tuxedo Mask)
Data de exibição: 04 de Outubro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 23 de Maio de 2015
Mamoru explica a Usagi que precisa do Ginzuishou para poder recuperar as memórias que perdeu quando teve um acidente de carro com os pais, que morreram. Ele pede-lhe que mantenha segredo sobre a sua identidade e algo romântico começa a crescer entre os dois.

Episódio 8

Título Original: Ato 8 – Minako, Sērā Bui
(Minako, Sailor V)
Data de exibição: 18 de Outubro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 24 de Maio de 2015
Artemis, o companheiro de Sailor V, diz que ela é a Princesa Serenity do Reino da Lua. A tiara de Usagi muda repentinamente de forma e ela tem uma breve imagem de uma lembrança esquecida. O romance com Mamoru fortalece-se.

Episódio 9

Título Original: Ato 9 – Serenity, Purinsesu
(Serenity, Princesa)
Data de exibição: 01 de Novembro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 30 de Maio de 2015
É revelada a verdadeira Princesa da Lua. As Sailor Guardians recuperam finalmente as suas antigas memórias do Passado, a sua identidade e objetivo em se terem tornado guerreiras. Queen Beryl rapta Tuxedo Kamen e deixa a Princesa Serenity devastada. Luna sugere que todos se dirijam à Lua para tentar saber a verdade.

Episódio 10

Título Original: Ato 10 – Mūn, Tsuki
(Moon, Lua)
Data de exibição: 15 de Novembro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 31 de Maio de 2015
As Sailor Guardians visitam as ruínas do Reino da Lua e encontram o espírito da Rainha Serenity, que as informa das suas vidas passadas durante a época do Silver Millennium. Entretanto, a Rainha Beryl consegue colocar o Principe Endymion do seu lado.

Episódio 11

Título Original: Ato 11 – Saikai, Endymion
(Encontro, Endymion)
Data de exibição: 06 de Dezembro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 06 de Junho de 2015
De volta à Terra, Usagi encontra um rapaz muito parecido com o seu amado Tuxedo Kamen/Endymion e não compreende que este se encontre sob o mesmo feitiço que os Shitennou. A primeira tarefa dele é roubar o Ginzuishou de Usagi e matá-la de uma vez por todas.

Episódio 12

Título Original: Ato 12 – Teki, Kuīn Metaria
(Inimigo, Rainha Metalia)
Data de exibição: 20 de Dezembro de 2014
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 07 de Junho de 2015
As cinco Sailor Guardians mais Luna e Artemis dirigem-se à base do Dark Kingdom, no Pólo Norte, para celar de vez a Rainha Metaria. Mas a Rainha Beryl não permitirá que a Princesa da Lua e as suas quatro guardiãs façam o mesmo que haviam feito no passado com a ajuda da Rainha Serenity.

Episódio 13

Título Original: Ato 13 – Kessen, Rīinkānēshon
(Batalha Final, Reincarnação)
Data de exibição: 03 de Janeiro de 2015
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: 13 de Junho de 2015
Como Princesa Serenity, Sailor Moon prepara-se para libertar todo o poder do Ginzuishou contra Rainha Metaria. Mas sem as suas quatro amigas ao lado conseguirá vencer?

Episódio 14

Título Original: Ato 14 – Shūketsu Soshite Hajimari, Puchit Etoranjēru (Conclusão e Recomeço, Pequena Estranha)
Data de exibição: 17 de Janeiro de 2015
Título Adaptado: Brevemente
Data de exibição: Brevemente
Sailor Moon está decidida a terminar com Rainha Metalia para sempre com todos os poderes do Ginzuishou reconstruído. Com o seu amado Principe Endymion ao lado, ela encontra-se preparada para enfrentar a força do mal e salvar a Terra de uma destruição e escuridão eternas.

Episódio 1

Título Original: A esplêndida transformação da choramingas Usagi
Título Adaptado: A choramingas transforma-se em guerreira!
Enquanto corre para as aulas, uma jovem rapariga chamada Bunny encontra um gato em apuros. Após o salvar, extraordinários eventos acontecem. O começo das aventuras da Navegante da Lua.

Episódio 2

Título Original: Vou-te castigar! A casa da vidente é a casa de um monstro!
Título Adaptado: A casa da sorte é um ninho de monstros
Para ganhar coragem para dizer que gosta de Bunny, Jimmy vai à casa da sorte. Após sair de lá o seu comportamento altera-se radicalmente. Luna suspeita que algo está a deturpar os espíritos dos jovens estudantes.

Episódio 3

Título Original: A misteriosa doença do sono, proteger o coração amante da jovem rapariga!
Título Adaptado: Salvem as raparigas apaixonadas
O novo programa de rádio transmite cartas românticas enviadas pelos ouvintes. Em troca das cartas de amor, recebem um alfinete em forma de flôr. É quando as pessoas começam a cair num sono profundo em que nada as acorda.

Episódio 4

Título Original: A Usagi ensina-te! A maneira de ficar magra
Título Adaptado: Gostavas de ser magra?
Um novo ginásio abre em Juuban. As raparigas ficam mais magras a cada sessão de ginástica. Quando Luna vê a Prof. Carolina às portas da morte devido a magreza excessiva, chama Bunny para averiguar.

Episódio 5

Título Original: O perfume de um monstro! As Chanellas que roubam o amor
Título Adaptado: Não disponível
Luna tenta entrosar-se na família Tsukino, mas Chico é contra adoptá-la como animal de estimação. Luna é posta de parte quando Bunny se rende aos encantos do animal, as Chinchilas.

Episódio 6

Título Original: Proteger a melodia do amor! A Usagi faz de cupido
Título Adaptado: Nunca desistas do amor
Um envergonhado compositor compõe uma melodia para a sua amada e grava-a em cassete. Quando um terrível monstro o persegue para obtê-la, este choca com Bunny que de imediato tenta fazer com que o casal de junte.

Episódio 7

Título Original: A Usagi aprende uma lição! A estrada até ao sucesso não é fácil
Título Adaptado: O longo caminho para a fama
Um concurso para encontrar talentos vai-se realizar brevemente. Bunny e Sara tentam a sua sorte, mas cedo se zangam. Quando todos os alunos apenas pensam no concurso negligenciando as suas vidas Bunny investiga a situação.

Episódio 8

Título Original: Será a rapariga génio um monstro? A estrada até ao sucesso não é fácil
Título Adaptado: Terror no seminário
Luna está atento aos demónios do Reino das Trevas. Quando uma rapariga demonstra capacidades intelectuais extraordinárias, está certo de que se trata de mais um plano maquiavélico. Bunny entra em acção para a derrotar.

Episódio 9

Título Original: O azar da Usagi! Cuidado com os relógios apressados
Título Adaptado: Cuidado com os relógios!
Bunny quer divrtir um pouco a sua nova amiga Am, por isso vão as duas às compras. Para sua surpresa encontram uma loja com relógios muito baratos, que fazem sucesso pela cidade. Quando as pessoas começam a ficar alteradas, Luna suspeita dos famosos relógios.

Episódio 10

Título Original: Autocarros amaldiçoados! A guerreira do fogo aparece, Marte
Título Adaptado: Marte, a guerreira do fogo
Cada vez mais autocarros desaparecem sem deixar rasto na sua ultima paragem, em frente ao templo Hikawa. Quando Bunny vai investigar o templo, encontra uma estranha rapariga que a ataca e a deixa inconsciente…

Episódio 11

Título Original: Usagi vs Rei? O pesadelo na terra dos sonhos
Título Adaptado: O pesadelo na terra dos sonhos
Cada vez mais pessoas desaparecem no parque de divrsões. A polícia não consegue descobrir o seu paradeiro. Bunny, Rita e Ami entram no parque na esperança de resolver o mistério. Quando Ami fica presa dentro de uma torre, cabe a Rita e Bunny a sua salvação.

Episódio 12

Título Original: Também quero um namorado! Uma armadilha num cruzeiro de luxo
Título Adaptado: Gostava de ter um namorado
Um novo cruzeiro para namorados torna-se popular entre as raparigas. Bunny quer ir abordo a todo o custo, mas é ultrapassada por Rita, que leva Ami na esperança de encontrar um namorado. Quando a energia dos passageiros é roubada o pânico instala-se.

Episódio 13

Título Original: Poder das raparigas! O fim de Jadeite
Título Adaptado: O fim de Jedite
Jedite faz um ultimato às navegantes: ou elas se revelam e comparecem no aeroporto de Tóquio, ou a cidade será queimada. Arriscando serem descobertas, o que irão as navegantes fazer?

Episódio 14

Título Original: Um poderoso novo inimigo! O selo de maldade de Nephrite
Título Adaptado: Neflite é o novo e poderoso inimigo
Neflite, o general que sucede a Jedite, decide roubar energia a pessoas específicas quando esras atingem o seu ponto de energia máximo. Entretanto, a melhor amiga de Sara recebe a visita de um homem estranho e o seu comportamento muda radicalmente….

Episódio 15

Título Original: A Usagi em nervos! O primeiro encontro da Rei-chan
Título Adaptado: A Bunny entra em pânico
Rita decide ter um encontro romântico com Gonçalo no parque da cidade antes de este fechar definitivamente, Quando o responsável pelo parque adquire o poder de controlar os animais, expulsa as máquinas de demolição. É então que a sua energia é totalmente sugada.

Episódio 16

Título Original: Um sonho de um vestido branco! A Usagi torna-se numa noiva
Título Adaptado: A Bunny transforma-se numa noiva
Bunny decide participar no concurso de noivas da cidade: a rapariga com o melhor vestido tem o seu casamento pago. Quando a sua professora aparece no concurso ataca os concorrentes, é tempo de agir antes que seja tarde demais.

Episódio 17

Título Original: A Usagi é um modelo? A focagem da câmara monstro
Título Adaptado: A Bunny será um modelo?
Bunny foi escolhida para fazer parte de uma sessão fotográfica com um famoso fotógrafo. Entretanto Luna descobre que as pessoas fotografadas ficam presas na fotografia. Quando Mercúrio e Marte são capturadas, Bunny fica sozinha para se defender.

Episódio 18

Título Original: O amor inocente do Shingo! Uma boneca de porcelana de remorsos
Título Adaptado: O amor do Chico
Chico está apaixonado por uma rapariga na sua escola que faz bonecas de porcelana. Após ter partido uma e ter decepcionado a sua colega, ele tenta fazer de tudo para se redimir, mas algo não está certo no comportamento da sua colega…

Episódio 19

Título Original: A Usagi está em êxtase! A carta de amor do Tuxedo Kamen
Título Adaptado: A Bunny recebe uma carta do Mascarado
Neflite mascara-se e enva uma carta de amor em nome do Mascarado a todas as raparigas da cidade. Sara não resiste ao chamamento e depara-se com Nelfite que lhe suga a energia. Apesar de tudo, Sara desenvolve uma paixão mortal por Nelfite.

Episódio 20

Título Original: O Verão! O oceano! A nossa juventude! Ah e um fantasma também
Título Adaptado: O verão, o mar e as raparigas
É verão, Bunny, Rita, Ami e Luna decidem passar férias numa velha mansão. Quando um misterioso espectro ameaça a paz das suas férias, é tempo de agir e descobrir a origem do assombro.

Episódio 21

Título Original: Proteger os sonhos das crianças! Amizade ligada pelo anime
Título Adaptado: Salvem os sonhos das crianças
Arranca a produção do novo anime da Sailor V! Uma desenhista sente-se ultrapassada pela sua melhor amiga quanto à qualidade dos seus desenhos. Para a superrar, utiliza um lápis especial. Quando o lápis começa a apoderar-se dela, é tempo das navegantes intervirem.

Episódio 22

Título Original: Romance sob a lua! O primeiro beijo de Usagi
Título Adaptado: O primeiro beijo da Bunny
A princesa do Reino do Diamante está de visita a Tóquio. O grande tesouro do reino será revelado. Pensando tratar-se o Cristal Prateado, o Reino das Trevas hipnotiza Sara para roubar o tesouro e apoderar-se da princesa.

Episódio 23

Título Original: Pedir um desejo a uma estrela cadente! O amor puro da Naru-chan
Título Adaptado: O primeiro amor da Sara
A paixão de Sara por Neflite é mais evidente do que nunca. Tentando proteger a amiga, Bunny tenta dizer-lhe que ele representa um grande perigo para ela. Não querendo encarar os factos, Sara rouba um cristal da joelheira da mãe e encontra-se com Neflite.

Episódio 24

Título Original: As lágrimas da Naru-chan! O Nephrite morre por amor
Título Adaptado: O Neflite morre pela Sara
Zocite rapta Sara na esperança que Neflite lhe dê o cristal negro. Neflite acaba por conseguir salvar Sara e apercebe-se que está do lado errado. Quando tudo parece acabar bem, os demónios de Zoicite acabam com a vida de Neflite…

Episódio 25

Título Original: Júpiter, a forte rapariga apaixonada
Título Adaptado: A poderosa Júpiter está apaixonada
Uma nova rapariga vem para a escola de Bunny. Rapidamente as duas ficam amigas. Quando Zoicite ataca um rapaz e o transforma em demónio, Maria desperta e nasce a navegante de Júpiter. Luna faz aparecer um misterioso ceptro lunar..

Episódio 26

Título Original: Trazer um sorriso à cara da Naru-chan! A amizade de Usagi
Título Adaptado: A Bunny fez a Sara sorrir de novo
Sara não consegue ultrapassar a morte do seu amado. Quando Bunny e Jimmy a levam para dar um passeio, Zoicite aparece diante os olhos de Sara e transforma um padre num demónio. Um novo amor entre Sara e jimmy nasce.

Episódio 27

Título Original: Um amor para a Ami-chan? Um rapaz que consegue prever o futuro
Título Adaptado: Rapaz especial apaixona-se pela Ami
Finalmente Ami é ultrapassada nos exames por um rapaz seu apaixonado. Zoicite percebe que ele tem um dos cristais arco-íris ataca-o. Sailor Moon não consegue fazer com que ele volte à forma humana. Será o seu amor por Ami suficiente para as salvar?

Episódio 28

Título Original: As ilustrações do amor! A Usagi e o Mamoru estão a ficar mais próximos?
Título Adaptado: O desenho amoroso de Bunny e Gonçalo
Uma famosa pintora faz uma exposição na cidade. Ninguém conhece a sua identidade. Quando Bunny e Gonçalo são convidados para posar num quadro, algo corre terrivelmente mal.

Episódio 29

Título Original: Caos total! O desastrado quadrado amoroso!
Título Adaptado: Um namoro confuso
Maria aproxima-se emocionalmente de Mário, o rapaz da casa de jogos. Bunny fica com ciúmes e as duas entram em competição. Quando a namorada de Mário entra em cena, um complicado quadrado amoroso ocorre…

Episódio 30

Título Original: O avô enlouquece! A Rei-chan em nervos
Título Adaptado: O avô da Rita enlouqueceu!
A busca pelos sete cristais arco-íris intensifica-se. Entretanto, um belo rapaz aparece no templo, ganhando o afecto de Rita. O atrevido avô é atacado por Zoicite. Quando este ataca a sua neta, é tempo de Bunyn salvar o dia.

Episódio 31

Título Original: Amada e perseguida! O pior dia de sempre da Luna
Título Adaptado: O pior dia do Luna
Luna é salvo de uma luta por uma misteriosa gata. Bunny, Maria e Ami seguem uma pista do ceptro lunar para encontrar outro portador de um cristal arco-íris. Quando se apercebem que estão a proteger a pessoa errada, é tarde demais.

Episódio 32

Título Original: A decisão do Umino! Protegerei a Naru-chan!
Título Adaptado: O Jimmy decide proteger a Sara
Luna revela às navegantes que ele é originário da Lua. Jimmy decide mascarar-se de Mascarado e seguir Sara por todo o lado. Quando eles são atacados, Kimmy tenta em vão defender Sara com a sua vida. Uma paixão começa entre os dois.

Episódio 33

Título Original: A última Sailor Senshi Vénus aparece
Título Adaptado: A última navegante, Vénus
Uma nova Navegante da Lua pareceu na cidade. Mesmo sabendo que se trata de uma cilada, as guerreiras decidem salvá-la das garras de Kunzite. Todas, incluindo o Mascarado, são apanhadas na armadilha. Uma misteriosa guerreira salva as suas vidas.

Episódio 34

Título Original: O brilhante cristal Prateado! A princesa da Lua aparece
Título Adaptado: O Cristal Prateado
Zoicite desafia Gonçalo para um duelo no qual o vencedor fica com os cristais arco-íris. Bunny segue-o e ambos acabam por descobrir as suas identidades secretas. O Cristal Prateado finalmente aparece, e quando Gonçalo é ferido fatalmente, a Princesa Serenidade desperta.

Episódio 35

Título Original: Memórias que regressam! O passado da Usagi e do Mamoru
Título Adaptado: As memórias de Bunny e Gonçalo
Serenidade começa a lembrar-se da sua vida passada. Gonçalo é raptado pelo Reino das Trevas, enquanto que Zoicite é morto por Beryl, devido aos seus sucessivos falhanços. As guerreiras tentam desesperadamente sair da torre.

Episódio 36

Título Original: A Usagi está confusa! O Tuxedo Kamen é mau?
Título Adaptado: O Mascarado é o inimigo?
Joana tenta animar Bunny depois de esta ter perdido o Gonçalo para o Reino das Trevas. Para isso, leva-a ao salão mais famoso da cidade, o cabeleireiro da Quica Madeixa. Enquanto estão a ser tratadas, Joana é atacada sem se poder defender…

Episódio 37

Título Original: Ser uma princesa? O treino esquisito da Usagi
Título Adaptado: Não disponível
Bunny descobre que uma aristocrata inglesa veio administrar um curso para ser princesa em Tóquio. Tentando identificar-se com o seu estatuto, Bunny consegue entrar no curso, mas cedo descobre que não é a sua vocação.

Episódio 38

Título Original: A Neve! As Montanhas! A nossa amizade! E claro, um monstro também
Título Adaptado: Viva a neve, as montanhas e a amizade
Rita descobre que o rapaz que trabalha no templo, Fernando, é rico e tem uma casa nas montanhas. Todas vão para lá e passam umas mini-férias. Quando Bunny e Rita entram no concurso de sky Miss princesa da Lua, são apanhadas numa terrível armadilha.

Episódio 39

Título Original: O meu par é um monstro? Mako-chan, a rainha do gelo
Título Adaptado: A Maria é a rainha do gelo
Uma nova pista de gelo abre na cidade! Para promover a sua inauguração, um par de famosos patinadores dá aulas gratuitas a todos os que se apresentarem na pista. Maria desde logo capta as atenções de todos, revelando-se uma exímia patinadora.

Episódio 40

Título Original: O legendário monstro do lago! Os laços da família da Usagi
Título Adaptado: O espírito mau do lago
Chegaram as férias da família Tsukino! Bunny, os seus pais o seu irmão Chico partem em direcção às termas. Lá, Bunny avista Gonçalo do topo de uma colina. A sua mãe conta–lhe a história do misterioso espírito do lago…

Episódio 41

Título Original: Não voltarei a fugir do amor! O confronto entre a Ami e o Mamoru
Título Adaptado: Não tenho medo de o amar
Endymion anda a recolher novamente os portadores dos Cristais Arco-Íris. Rui, um dos portadores, avisa Ami do propósito do inimigo. Quando este é capturado pelo inimigo Ami enfrenta Endymion com o perigo da sua vida para recuperar Rui.

Episódio 42

Título Original: O passado da Sailor Vénus! O trágico amor da Minako
Título Adaptado: O trágico amor da Joana
Joana encontra uma velha amiga do seu passado. Quando o Reino das Trevas a transforma num youma Vénus vê-se forçada a enfrentá-la. Uma parte do passado de Joana como Sailor V é desvendado.

Episódio 43

Título Original: A Usagi sozinha? A grande discussão das Sailor Senshi
Título Adaptado: A Navegante da Lua está contra as guerreiras
As guerreiras estão contra Sailor Moon! Nos jornais da cidade não se fala noutra coisa. Navegante da Lua decide juntar-se ao Reino das Trevas na esperança de se reencontrar com o Mascarado.

Episódio 44

Título Original: O despertar da Usagi! Uma mensagem do passado distante
Título Adaptado: A Bunny acorda com uma mensagem do passado!
Kunzite teletransporta as navegantes para outra dimensão. O Cristal Prateado guia-as, e estas são transportadas para a lua, onde a rainha Serenidade do passado conta a história do Milénio de Prata.

Episódio 45

Título Original: As Sailor Senshi morrem! A trágica e derradeira batalha
Título Adaptado: As Navegantes morrem na batalha
As guerreiras navegantes teletransportam-se para o Ponto D no pólo Norte, esconderijo do Reino das Trevas. As DD Girls aparecem e enfrentam as guerreiras guardiãs, matando-as uma por uma. Um dos episódios mais marcantes da série.

Episódio 46

Título Original: O eterno desejo da Usagi! Uma nova reencarnação
Título Adaptado: A Bunny deseja uma nova vida
Sailor Moon finalmente encontra Endymion, mas este tenta matá-la. Após ser purificado, a Rainha Beryl assassina-o. Com a ajuda do Cristal Prateado e dos espíritos das navegantes, a Princesa Serenidade enfrenta a causa de todo o mal: Metália.
Logotipo Pretty Guardian Sailor Moon

Ato # Nome
1 Original: うさぎ—SAILORMOON Tradução: usagi – Sailor Moon
2 Original: 亜美—SAILORMERCURY Tradução: Ami – Sailor Mercúrio
3 Original: レイ—SAILORMARS Tradução: Rei – Sailor Marte
4 Original: 仮面舞踏会—Masquerade Tradução: Baile de Máscaras – Masquerade
5 Original: まこと—SAILORJUPITER Tradução: Makoto – Sailor Júpiter
6 Original: タキシード仮面—TUXEDO MASK Tradução: Mascarado – Tuxedo Mask
7 Original: 地場衛—TUXEDO MASK Tradução: Mamoru Chiba – Tuxedo Mask
8 Original:美奈子—SAILOR V Tradução: Minako – Sailor V
9 Original: セレニテイ—PRINCESS Tradução: Serenity – Princesa
10 Original: 月—MOON Tradução: Lua – Moon
11 Original: 再会—ENDYMION Tradução: Encontro – Endymion
12 Original: 敵—QUEEN METARIA Tradução: Inimiga – Rainha Metália
13 Original: 決戦—REINCARNATION Tradução: Batalha Final – Reincarnação
14 Original:終結 そして 始まり—PETIT ETRANGER Tradução: Conclusão e Recomeço – Petit Étrangere*
* “Petit Étranger” é francês para “Pequena Estranha”, embora a forma correta de o escrever seja”Petite Étrangère.” O relançamento do manga em 2003 e 2013 não corrigiu este erro.
Logotipo Pretty Guardian Sailor Mon Live Action

Episódio # Nome
1 Original: Watashi ga SEERAA MUUN Tradução: Sou SAILOR MOON!
2 Original: Ami-chan ga Nakama ni Nattawa Tradução: A Ami-chan tornou-se numa amiga
3 Original: Sannin Me no Senshi wa Miko no Rei-chan Tradução: A Terceira Guerreira é a Miko Rei
4 Original: PAATII ni Sennyuu yo! Tradução: Entrando à socapa na FESTA!
5 Original: Usagi-chan wa Hontou no Tomodachi? Tradução: A Usagi-chan é uma verdadeira amiga?
6 Original: Tenkousei wa SEERAA JUPITAA Tradução: A estudante transferida é a SAILOR JÚPITER
7 Original: Henshinsuru no o mirarechatta! Tradução: Ele viu-me transformar!
8 Original: Rei to Otousan Tradução: Rei e o seu Pai
9 Original: Mamore! Maboroshi no Ginzuishou Tradução: Eu protegerei o Lendário Cristal Prateado!
10 Original: Warawa ga Yami no Joou KUIN BERIRU Tradução: Sou a RAINHA BERYL, Rainha da Escuridão
11 Original: Honmono no Minako-chan ni Acchatta! Tradução: Conhecemos a verdadeira Minako-chan!
12 Original: SEERAA V no Joutai wa PURINSESU Datta no! Tradução: A verdadeira identidade da SAILOR V era a PRINCESA!
13 Original: Shitennou Saigo no Hitori KUNTSAITO Arawaru Tradução: O último Shitennou, KUNZITE, aparece
14 Original: Usagi ga Youma ni? Tradução: A Usagi está a transformar-se num Youma?
15 Original: Dorobou o Oshiokiyo! Tradução: Castigarei o ladrão!
16 Original: Osaka-san wo Tasukenakya! Tradução: Tenho que salvar o Osaka-san!
17 Original: Rei no Me no Mae de Minako ga Henshin! Tradução: A Minako transforma-se em frente aos olhos de Rei!
18 Original: Tsui ni Sorotta Gonin no SEERAA Senshi Tradução: Por fim, as cinco SAILOR Senshi estão juntas
19 Original: Usagi no DOKIDOKI BARENTAIN Tradução: O DIA DOS NAMORADOS nervoso da Usagi
20 Original: Hina-san wa Mamoru no Konyakusha Datta no… Tradução: A Hina-San era a noiva do Mamoru…
21 Original: Ami-chan ni Nani wo Shita! Tradução: O que fizeste Ami-chan!
22 Original: Ami-chan ga Teki no te ni… Tradução: A Ami-chan torna-se numa inimiga…
23 Original: Senshi no Chikara wo Mezame Saseru Tame, Utau Rei Tradução: Para despertar os poderes de guerreira, a Rei canta
24 Original: Yappari Chiba Mamoru no Koto ga Wasurerarenai no Tradução: Afinal não consigo esquecer o Mamoru Chiba
25 Original: TAKISHIIDO Kamen no Shoutai ga Chiba Mamoru Datta Nante… Tradução: Então a verdadeira identidade do TUXEDO Kamen era o Mamoru Chiba…
26 Original: Usagi-chan ga Hontou no PURINSESU! Tradução: A Usagi-chan é a verdadeira PRINCESA!
27 Original: RUNA ga SEERAA Senshi ni Nacchatta! Tradução: A LUNA tornou-se numa SAILOR Senshi!
28 Original: Ami-chan Okaeri! Tradução: Bem-vinda de volta Ami-chan!
29 Original: Minako no RAIBARU, Kuroki Mio ga Tenkousei? Tradução: A RIVAL da Minako, Mio Kuroki é uma aluna transferida?
30 Original: Usagi wo Damasouto Suru MIO Tradução: A MIO engana a Usai
44 Original: Ishi ni Modotta ZOISAITO Tradução: ZOISITE voltou a ser uma pedra
45 Original: METARIA Youma no Hageshii Kougeki Tradução: O violento ataque da Youma METALIA
46 Original: Senshi no Chikara ni Mezameta SEERAA VIINASU Tradução: SAILOR VÉNUS desperta dos seus poderes de guerreira
47 Original: Sayounara, Minako Tradução: Adeus, Minako
48 Original: Mamoru ga METARIA ni Nottorareta! Tradução: O Mamoru é capturado por METALIA
Ato Final Original: Zense wo Norikoeta Go-nin no Senshi-tachi Tradução: As cinco Senshi ultrapassaram as suas vidas passadas

 

Atos Extra

Ato Especial Original: Watashi-tachi Kekkonshimasu!! Tradução: Vamo-nos Casar!!
Ato Zero #1 Original: SEERAA V Tanjyou! Tradução: O nascimento da SAILOR V!
Ato Zero #2 Original: TAKISHIIDO Kamen Tanjyou! Tradução: O nascimento do TUXEDO Kamen!
Ato Zero #3 Original: Hina atode Tradução: Hina, o depois
Making Off Descrição:Um especial que mostra o casting para os papéis das cinco Sailors e as gravações do primeiro episódio e genérico.