O que é Anime?

 

Anime (Japonês: ???; por vezes escrito Animé ou Animê) é o nome dado à animação japonesa. A palavra Anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão.

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direcção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance e pornografia.
É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrarem-se situações de humor adultas (mulher a beliscar disfarçadamente o marido para esse ficar quieto numa conversa, acessos de raiva por causa de ciúmes ou amor platónico).

Há também na animação japonesa grande presença de personagens andróginos e da homossexualidade, geralmente subtil. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e andróginos com heterossexuais, e, portanto, lá não há problema uma criança ver isso. Mas fora deste contexto, como aqui no Ocidente, essas acções acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens, como aconteceu em vários países, com Sailor Moon.

Em muitas produções podemos ver empregue o uso de sinais visíveis de sentimentos, como por exemplo:

  • Gota d’água que aparece do lado do rosto jogadores ganhar poker dinheiro do personagem que representa constrangimento.
  • Dentes que aparecem muito enfatizados nas bocas das personagens e representam raiva ou maldade.
  • Diminuição súbita do personagem representando vergonha.
  • Nervos estilizados na testa de um personagem, também representando raiva.

 

Design de personagens

  • Os olhos: geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, e cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas tipo vermelhos, rosa, laranja, roxos, dourados ou simplesmente uma bolinha preta sob fundo branco. Essa técnica foi introduzida por Tezuka,para que desta forma, pudesse conferir mais emoção aos seus personagens. São considerados uma das partes fundamentais e mais expressivas de um personagem, pois os olhos podem tomar várias formas e feitios, de modo a expressar o humor do personagem. Uma das características mais conhecidas do anime japonês é o tamanho dos olhos. A razão mais provável dessa característica é a influência de desenhos antigos da Disney, e a crença japonesa de que “os olhos são a janela da alma”.
  • O cabelo: há de todas as formas, tamanhos, volumes e penteados, sempre cheios de fitas, lacinhos e afins, e, claro, cores, que vão desde o rosa, ao vermelho, ao azul, verde e roxo.
  • O corpo: na maioria das vezes, escultural, às vezes até demasiado escultural, e cheio de pormenores.
  • As roupas: sempre muito coloridas e com design cheio de imaginação. Muitos mostram um personagem sempre usando a mesma roupa, pois esse é um modo de caracterizá-lo. É também muito vulgar a utilização dos trajes tradicionais japoneses, como quimonos, independentemente do tipo de história.
  • A personalidade: os personagens costumam ter personalidades muito bem elaboradas, ricas, cheias com as mais diferentes e variadas características, independentemente de c
    ada situação e personagem.
  • A voz: também é um elemento muito importante numa personagem porque nos dá a conhecer um pouco pela sua voz. Estas são seleccionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dobradores (ou seiyu) são alvos de admiração por muitos fãs


Escolhe o layout

  

 

Procurar no site

Pesquisa em sites Sailor Moon

Onde ver Sailor Moon

Diariamente

MEO | Posição 42 ZON | Posição 42

Cabovisão | Posição 56 Vodafone TV | Posição 43

Afiliados








Buttons